
Conegliano conquista a Copa Itália 2024/2025
Invicto na temporada 2024/2025 e empilhando troféus. Esse é o Conegliano, campeão mais uma vez neste domingo (9/2). Na cidade de Bologna, vitória na final da Copa Itália feminina no duelo com o Milão, batido por 3 sets a 0, parciais de 37-35, 25-20 e 25-20.
É incrível como o Conegliano consegue encontrar saídas mesmo quando algo muito anormal acontece. No primeiro set, por exemplo, Paola Egonu marcou 14 pontos, uma quantidade muito acima da média mesmo para jogadoras fora do comum. E ainda assim quem comemorou a vitória ao fim da parcial foram as comandadas por Daniele Santarelli.
Milão conseguiu, no set de abertura, neutralizar boa parte das principais armas do Conegliano. Ting Zhu e Gabi tiveram dificuldades para colocar a bola no chão. Mas, no fim, como quase sempre acontece, quem aproveitou as oportunidades foi a atual campeã do mundo. O set point, depois de vários não aproveitados, foi definido por Gabi no ataque.
No decorrer da decisão, Gabi foi melhorando o aproveitamento ofensivo. Ela finalizou o jogo com 15 pontos, 14 deles no ataque (42% de eficiência) e mais um no bloqueio. A brazuca ficou atrás apenas das duas opostas.
Egonu, depois de um set impressionante, não manteve o ritmo, finalizando com 24 pontos: 20 no ataque, dois no bloqueio e dois aces. O aproveitamento ofensivo ficou na casa dos 43%. Já a sueca Isabelle Haak marcou 21 para o Conegliano, 19 deles no ataque, com eficiência de 40%.
E, quase sempre tem acontecido, Egonu precisa de mais ajuda. As ponteiras Myriam Sylla e Nika Daalderop fizeram oito e sete pontos, respectivamente. Com a MVP olímpica “sozinha” do outro lado, Conegliano garantiu pela sétima vez a Copa Itália.
Milão: Orro, Egonu, Daalderop, Sylla, Danesi, Heyrman e Gelin (líbero). Entraram: Cazaute, Kurtagic, Konstantinidou, Smrek, Pietrini. Técnico: Stefano Lavarini.
Conegliano: Wolosz, Haak, Gabi, Zhu, Fahr, Chirichella e De Gennaro (líbero). Entraram: Bardaro, Seki, Lukasik. Técnico: Daniele Santarelli.