
Polonês é suspenso no Japão após racismo contra Lopez
O oposto polonês Maciej Muzaj, do Tokyo Great Bears, foi suspenso da partida deste domingo contra o Osaka Bluteon, após a liga japonesa confirmar uma atitude racista do jogador contra o ponteiro Miguel Lopez, em partida realizada hoje.
Durante o segundo set da partida deste sábado (1/3), um princípio de confusão na rede aconteceu depois de um ponto de ataque marcado pelo cubano. Instantes após receber uma encarada, Muzaj se aproxima da rede e fala algo para Lopez, que está de costas comemorando com os companheiros. O ex-Sada Cruzeiro retorna e começa a questionar o rival. Ambos são separados por atletas de Tokyo e Osaka.
A Liga Japonesa publicou uma nota oficial depois da partida, confirmando o caso de racismo: “A SV League confirmou comentários discriminatórios. De acordo com o artigo 21 do Regulamento Disciplinar, decidimos suspender Muzaj do jogo deste domingo. Outras sanções, além da suspensão de amanhã, serão decididas pelo Comitê Disciplinar a ser realizado em uma data posterior”.
A nota oficial prossegue: “Comentários discriminatórios são um ato de falta de respeito pelos outros, prejudicial aos direitos humanos e a honra. Eles não podem ser justificados por qualquer motivo. A SV lidará com os comentários discriminatórios e nunca tolerará. A SV tomará uma posição contra essas declarações e ações e continuará a assumir uma posição firme”, publicou a entidade.
O Osaka venceu a partida por 3 sets a 1, de virada, parciais de 22-25, 25-18, 25-19 e 25-18. Lopez foi um dos maiores pontuadores do líder do campeonato, com 21 pontos, 20 deles no ataque, com 62% de aproveitamento, empatado com Yuji Nishida. Já o polonês somou dez para o Tokyo.