Ana Cristina
Home Destaques Ana Cristina recebe homenagens após encerrar carreira
Destaques - Superliga - 4 de abril de 2025

Ana Cristina recebe homenagens após encerrar carreira

Levantadora de 42 anos ganhou carinho de colegas e ex-colegas pelas quase três décadas de dedicação ao esporte


Com a eliminação do Flor de Ypê/Paulistano/Barueri nas quartas de final da Superliga Feminina, a levantadora Ana Cristina encerrou uma carreira de quase três décadas de dedicação ao voleibol profissional. Aos 42 anos, ela foi bastante festejada por colegas e ex-companheiras, além de ser homenageada pelo clube.

Wagão, último técnico de Ana Cristina como profissional, fez uma menção às duas passagens da atleta pelo Barueri. A primeira foi entre 2016 e 2018, ainda com o nome de Hinode/Barueri. Já a segunda foi nesta temporada 2024/2025.

– Passando para agradecer por tudo o que você fez pelo projeto, tanto no primeiro projeto, quando estávamos sonhando grande, era o início, tanto agora no segundo, quando você colaborou demais com sua vivência e no aspecto técnico. Foi uma honra poder ter trabalhado com você. Desejo muita felicidade no que você escolher fazer agora. Um beijo grande – comentou Wagão.

A bicampeã olímpica Paula Pequeno, que jogou com Ana Cristina no Osasco e no Vôlei Futuro, valorizou grandes momentos que teve ao lado da amiga.

– É uma hora difícil, mas se a sua decisão é parar, eu tenho certeza que o voleibol vai sentir muito a sua falta. E vou falar mais: você foi uma das melhores levantadoras que joguei, de verdade. Sempre corajosa, audaciosa, com esse “toquezinho carregadinho” que invertia umas bolas maravilhosas. Obrigada por tudo que vivemos juntas, pelos momentos, farras, alegrias, tristezas, derrotas. Foi muito bom estar ao seu lado. Seu único defeito é quando não passava bolas para mim. Aí eu xingo mesmo. desejo tudo de bom nessa nova sua trajetória porque você vai ter que descobrir uma nova Ana Cristina nessa nova fase da sua vida e eu sei que você vai.

Lyara, levantadora do Barueri, lembrou das dificuldades na temporada e

– Oi, companheira. Passando para avisar que sou muito feliz por ter te conhecido e convivido contigo. Te admiro muito, admiro muito a sua trajetória. Não foi uma temporada fácil, mas a gente estava juntas.

Fernandinho Fernandes, fisioterapeuta do Barueri e da Seleção Brasileira, também fez questão de valorizar a trajetória da atleta:

– Passando para te dar um beijo e falar que sempre foi um prazer trabalhar contigo. Ter a sua amizade e seu companheirismo, tudo o que você fez  pelo projeto nas duas passagens. Parabéns pela sua carreira. Te desejo sempre o melhor. Felicidades para você.

Homenagem do Barueri

O Barueri manifestou-se através das redes sociais e mostrou gratidão ao trabalho de Ana Cristina:

“OBRIGADA, ANA CRISTINA! Nos despedimos, com gratidão e emoção, de uma gigante do voleibol brasileiro. Ana Cristina encerra sua carreira como atleta profissional — e nós temos o privilégio de ter feito parte dessa trajetória.

Foram anos de dedicação, liderança e amor pelo jogo. Em cada toque na bola, em cada orientação às mais jovens, em cada gesto dentro e fora da quadra, Ana Cristina deixou sua marca: a de uma levantadora que jogava com o coração, sempre colocando o time em primeiro lugar.

Campeã dentro e fora das quadras, Ana é exemplo de resiliência, disciplina e paixão pelo esporte. Sua história inspira — e continuará inspirando — gerações que virão.

Em nome de toda a equipe, comissão, staff, patrocinadores e torcedores: obrigada, Ana! Você sempre será parte da nossa história”.