
Polonês: time de Thales e Leon na final
O Lublin disputará o título polonês masculino na temporada 2024/2025. Neste sábado (26/4), o time do brasileiro Thales e do astro local Wilfredo Leon eliminou o favorito Jastrzebski Wegiel, com vitória no jogo 3 da série semifinal por 3 sets a 2, parciais de 25-22, 20-25, 26-24, 23-25 e 15-9.
Valendo um título inédito, o Lublin enfrentará na decisão o Zawiercie, responsável por despachar o Varsóvia, também em um tie-break, no terceiro confronto das semifinais. A tabela ainda será divulgada pela PlusLiga.
Para eliminar o favorito, o Lublin precisou administrar uma grande atuação de Tomasz Fornal. O ponteiro local do Jastrzebski foi o maior pontuador do confronto com 28 acertos: sete no saque, quatro no bloqueio e mais 17 no ataque, com 46% de aproveitamento.
No total, o time dirigido por Marcelo Mendez marcou 12 aces, dando um trabalho enorme para a linha de passe com Thales e Leon, com o Lublin terminando com 36% de positividade em média.
E o fundamento que ajudou bastante o Lublin a se garantir na final foi o bloqueio, com 16 pontos, seis deles marcado por Kewin Sasak, eleito o MVP. O oposto teve 23 acertos no jogo, com 53% de aproveitamento. Leon colaborou com mais 19: 16 no ataque, com 50% de eficiência, dois no saque e um no bloqueio.
Thales se destacou na defesa, liderando o agora finalista com sete. Apenas ele e Leon fizeram mais do que uma ação defensiva pelo time vencedor.
O Jastrzebski Wegiel foca agora na semifinal da Champions League, no dia 17 de maio, na cidade polonesa de Lodz, no clássico polonês com o próprio Zawiercie, o outro finalista do campeonato local.