
Virada sensacional do Suntory no jogo 1 das finais
O Suntory Sunbirds conseguiu uma sensacional vitória de virada sobre o JTEKT Stings por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 21-25, 26-24, 32-30 e 26-24, na abertura das finais em melhor de três do Campeonato Japonês masculino, neste sábado, na Ariake Arena, em Tóquio.
Nos dois primeiros sets, o time de Lucarelli, Torey Defalco e Kento Miyaura conseguiu controlar as ações, ao sair na frente, suportar as tentativas de reação do Suntory para abrir 2 a 0. O que se viu na sequência foi um verdadeiro duelo de titãs, com emoção de sobra até o último ponto.
O JTEKT saiu na frente na terceira parcial. Com Alain de Armas em quadra no lugar de Aleksander Sliwka, o Suntory reagiu e foi empatar em 17 a 17, quando os times começaram a trocar pontos, até o fechamento em 26-24. Já no quarto set, o Suntory precisou salvar três match points para vencer em 32 a 30 e forçar o tie-break.
O set decisivo teve a duração e a pontuação de uma parcial normal. Desta vez foi o Suntory que saiu em vantagem de três pontos e levou a virada. Com os dois times tendo match points, o jogo ficou ainda mais emocionante, até que o gigante russo Muserskiy bloqueou Miyaura para garantir a vitória de 3 a 2. O block, inclusive, foi o fundamento decisivo para a virada no jogo, com 18 pontos do Suntory.
O russo anotou 40 pontos no jogo para o Suntory: 31 no ataque, com 50% de aproveitamento, oito no bloqueio e um no saque. De Armas veio do banco para ajudar com 15, enquanto Ran Takahashi fez mais 12.
Pelo JTEKT, Miyaura marcou 26, sendo 25 deles no ataque, seguido de perto do Defalco, com 25. Já Lucarelli, com 58% de aproveitamento no ataque, somou mais 22: 19 no ataque, um no bloqueio e dois no saque.
– Acho que testemunhei hoje uma das melhores partidas do vôlei de clubes do Japão. Houve muitas reviravoltas e muitas situações em que uma única bola decidiu, e isso é o vôlei, é o esporte – disse Michal Gogol, técnico do JTEKT.
– Quero destacar o incrível cenário que ambas as equipes criaram, como uma verdadeira promoção para o vôlei no Japão. Às vezes não foi perfeito, mas a intensidade e o compromisso dos jogadores foi notável, e ambas as equipes nunca desistiram – completou Oliver Lecat, comandante do Suntory.
O segundo jogo da série em melhor de três acontecerá nesta segunda-feira, com transmissão pela VBTV.