
Projeto Novos Ventos abre inscrições em escolas de Itapoá
Iniciativa do Joinville esteve em escolas da rede municipal para apresentar proposta pedagógica e entregar fichas de inscrição
O projeto social Novos Ventos, iniciativa do Joinville que alia esporte e inclusão social, está chegando ao município de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. Nesta quinta-feira (15/5), representantes do clube estiveram em duas escolas da rede municipal para apresentar a proposta pedagógica e entregar as fichas de inscrição aos estudantes.
As visitas foram realizadas nas escolas João Monteiro Cabral (para alunos do 6º ao 9º ano) e Zózimo do Rosário (alunos do 1º ao 5º ano) – ambas na região do Pontal.
Participaram da ação a gerente do clube, Andréia Rossi; o supervisor William Machado; e o coordenador do Novos Ventos, Ricardo Perini.
As fichas de inscrição deverão ser devolvidas preenchidas até a próxima sexta-feira (23), e o início das atividades está previsto para a primeira quinzena de junho. A expectativa é selecionar 60 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 15 anos, que serão divididos por faixa etária e frequentarão as aulas no contraturno escolar.
O novo núcleo será o segundo do projeto em funcionamento. Desde de fevereiro do ano passado, a Escola Thereza Mazzolli, no bairro Jardim Paraíso, abriga o primeiro núcleo do projeto com 60 jovens de 12 a 15 anos.
Segundo a gestora do Joinville Vôlei, Andréia Rossi, o próximo passo é realizar a triagem dos inscritos e organizar uma reunião com os pais e responsáveis antes do início das aulas.
– Estamos muito felizes com a receptividade das escolas e agora seguimos com o processo de seleção para que, em breve, possamos começar as atividades com os alunos em Itapoá – afirmou.
O Novos Ventos utiliza a prática esportiva como ferramenta de transformação social. Durante as aulas, ministradas por professores capacitados pelo clube, os alunos são incentivados a adotar valores fundamentais como respeito, amizade e excelência, princípios olímpicos que norteiam o trabalho pedagógico do projeto.
A chegada do projeto à cidade de Itapoá conta com o apoio da Prefeitura de Itapoá e do Porto Itapoá, parceiro do clube desde o início da iniciativa. A colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e o esporte tem sido essencial para expandir o alcance do projeto e impactar positivamente a vida de crianças e jovens da região.