Fabiana
Home Fora de Quadra Fabiana é atração especial em evento esportivo em Salvador
Fora de Quadra - 6 de julho de 2025

Fabiana é atração especial em evento esportivo em Salvador


A cidade de Salvador recebeu a Liga Esportiva Nescau pela primeira vez no sábado (5/7). E foi uma estreia em grande estilo, com a presença da bicampeã olímpica Fabiana Claudino.

O maior campeonato poliesportivo estudantil do país — e pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar — recebeu 1.380 meninos e meninas de 7 a 17 anos na AABB, com atividades 100% gratuitas. No total, a Liga recebeu 2.500 pessoas e mais de 4.800 inscrições, isso porque cada participante pode realizar várias atividades no evento, que recebe ainda familiares, amigos e convidados dos jovens estudantes.

As modalidades na capital baiana foram futebol society, vôlei e judô — sendo esta última também oferecida em versão adaptada para PCDs. Nas oficinas, destaque para futmesa, twister e altinha. Todas as oficinas e desafios também contaram com versões adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência.

– Eu fico feliz demais de ter a oportunidade de ver as coisas de perto, eu sempre acompanhei a Liga Nescau até pelo sonho e o desejo de fazer um projeto pensando no esporte. Não tem como não se emocionar. A Liga traz oportunidade para as crianças e para as famílias, ou seja, é acessível para todo mundo praticar esporte, poder viver e experimentar, para saber o que quer para a vida e tentar pensar que isso pode até ser uma profissão. O esporte muda vidas, transforma todo mundo, dá oportunidades – comentou Fabiana, medalhista de ouro em Pequim-2008 e Londres-2012 com a Seleção Brasileira.

Além das atividades, todas as pessoas que estiveram na AABB puderam conhecer a medalhista paralímpica e recordista mundial no lançamento de dardo Raíssa Machado.

– É muito gratificante participar da Liga e estar dentro desse projeto incrível. Nescau é pioneira no Brasil não só em investir no esporte inclusivo, mas também permitir que a criança com deficiência se sinta normal. Isso é o mais importante e fico muito feliz em ser uma das atletas paralímpicas representando a marca. O esporte ensina, motiva e traz novas perspectivas. Acredito, inclusive, que futuros talentos podem surgir a partir da Liga – disse Raíssa Machado.