
Sérvia vence de virada na volta de Boskovic e respira na VNL
Finalmente saiu a primeira vitória da Sérvia na Liga das Nações feminina de vôlei (VNL) em 2025. Nesta quarta-feira (9/7), em Apeldoorn, na Holanda, a equipe dirigida por Zoran Terzic ganhou de virada da República Tcheca por 3 sets a 1, parciais de 22-25, 25-22, 28-26 e 25-18.
Foram oito derrotas seguidas até o triunfo de hoje pela abertura da terceira etapa. Com o resultado, a Sérvia deixa a lanterna nas mãos da Coreia do Sul, saindo momentaneamente da zona do rebaixamento.
Sérvia, Tailândia e Coreia do Sul possuem uma vitória cada, mas as europeias ultrapassaram as asiáticas no desempate por pontos. São oito, contra cinco das tailandesas e quatro das sul-coreanas. A última colocada não disputará a edição de 2026 da Liga das Nações.
Para respirar mais aliviada na VNL, a Sérvia contou com a estreia da oposta Tijana Boskovic na temporada de seleções. Ela colaborou com 18 pontos: 16 no ataque, com 38% de aproveitamento, e mais dois no bloqueio. Mas não foi a estrela solitária.
As ponteiras Vanja Ivanovic e Aleksandra Uzelac anotaram 18 e 15, respectivamente. Ivanovic, inclusive, foi decisiva no momento mais tenso da partida: o fim do terceiro set. A República Tcheca teve 23 a 20, desperdiçou alguns sets points e viu Ivanovic pontuar no ataque e no bloqueio para a Sérvia fechar em 28 a 26.
Depois da reação na terceira parcial, a equipe sérvia dominou o quarto set para sacramentar a vitória de virada por 3 sets a 1. As tchecas, ainda sonhando com vaga na fase final, contaram com 21 pontos da ponteira Helena Havelkova-Grozer.