
Itália confirma segundo lugar ao vencer a rebaixada Holanda
O segundo lugar da fase de classificação da Liga das Nações masculina de vôlei (VNL) é da Itália. Neste domingo (20/7), a Azzurra confirmou o favoritismo ao vencer a Holanda por 3 sets a 0, parciais de 25-13, 25-22 e 25-19, em Ljubljana, na Eslovênia.
Foi o décimo resultado positivo do time italiano em 12 jogos, alcançando assim 28 pontos. Com tais números, a Itália não pode mais ser ultrapassada pela França, que fecha a participação diante da Polônia, nesta tarde.
Já a Holanda se despede de forma melancólica. Com apenas uma vitória em 12 jogos, a equipe está rebaixada e não jogará a VNL em 2026. A substituta holandesa, a ser confirmada pela Federação Internacional (FIVB), será a Bélgica, a melhor colocada no ranking mundial sem vaga na atual edição.
A campanha da Holanda mostrou como a dependência de Nimir Abdel-Aziz é enorme. Sem o oposto em quadra nesta temporada até aqui, a equipe não foi competitiva e irá se ausentar da elite por pelo menos um ano. Trabalho de sobra pela frente para o técnico britânico Joel Banks.
A Itália aproveitou o duelo de hoje para rodar o elenco. Sbertoli, Bovolenta e Luca Porro foram titulares. E alguns deles aproveitaram bem a oportunidade recebida. Foram 11 pontos do oposto e mais 14 do ponteiro, com 64% de aproveitamento ofensivo.
Nas quartas de final da VNL, a Itália enfrentará a sétima colocada, a ser definida no decorrer do dia. Neste momento, seria a Ucrânia.