Seleção
Home Destaques Seleção masculina de vôlei na final da Universíade
Destaques - Seleção Brasileira - 22 de julho de 2025

Seleção masculina de vôlei na final da Universíade


Com sofrimento, a Seleção Brasileira masculina se classificou para a decisão do torneio de vôlei da Universíade. Nesta terça-feira (22/7), em Berlim, na Alemanha, vitória sobre a Itália, na semifinal, por 3 sets a 2, parciais de 18-25, 25-21, 25-17, 19-25 e 15-13.

O Brasil agora espera por Polônia ou Japão, os participantes da segunda semi da Universíade, ainda nesta tarde. A disputa pelo ouro acontecerá na quinta-feira, às 15h (de Brasília), com transmissão pela internet pelo Fisu.tv

O clássico foi equilibrado como esperado. Com várias bons nomes da nova geração, como o levantador Mattia Bonifante e os ponteiros Giulio Magalini e Francesco Sani, a Itália saiu na frente. A Seleção Brasileira teve dificuldade na virada de bola, numa atuação pouca efetiva do oposto Sabino no ataque.

A reação brasileira aconteceu com desempenho decisivo dos ponteiros Paulo e Leo Lukas, os principais pontuadores da Seleção. A Itália, porém, começou o quarto ser de forma avassaladora, abrindo 15 a 5. E assim a definição foi para o tie-break.

A última parcial foi tensa e equilibrada. Ninguém conseguiu abrir mais de dois pontos no placar, com a diferença sendo o saque. A Seleção Brasileira ficou na frente até o 12 a 11, quando uma passagem de Sani pelo serviço fez a Azzurra virar para 13 a 12. Os comandados por Magoo não sentiram a pressão e reagiram, com Sabino pontuando numa diagonal curta e depois com Paulo fechando o jogo no bloqueio.

Paulo e Magalini foram os maiores pontuadores da partida, com 17 pontos cada. O brasileiro teve 61% de aproveitamento no ataque e foi o maior bloqueador da partida, com cinco pontos. Leo Lukas anotou mais 15, seguido por Sabino (10), Pietro (9), Samuel (7) e Geovane (4).