Anzani
Home Internacional Anzani supera problema cardíaco para fazer o ponto do bi mundial
Internacional - 29 de setembro de 2025

Anzani supera problema cardíaco para fazer o ponto do bi mundial


O último ponto da final do Campeonato Mundial masculino de vôlei foi mais do que simbólico neste domingo (28/9). O ataque de Simone Anzani deu a vitória para a Itália sobre a Bulgária por 3 sets a 1.

Em 2023, o meio de rede teve o diagnóstico de um problema cardíaco. Exames, afastamento temporário do vôlei e incertezas sobre a continuidade da carreira. O retorno aconteceu meses depois, mas ele não sabia que era temporário.

Às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris, ele voltou a ser afastado do esporte após novos exames feitos. Terminava ali o sonho de disputar a principal competição do planeta e até o fim da carreira era discutido. Mas Anzani foi liberado para retomar a carreira em setembro de 2024.

Mal sabia que ainda teria algo mágico para viver. Convocado para o Mundial, o experiente jogador de 33 anos não era titular. Mas foi escalado por Ferdinando De Giorgi para a decisão, após entrar bem na semi contra a Polônia no lugar de Gargiulo. Mas algo ainda mais especial aconteceria. E foi ele o escolhido por Simone Giannelli para atacar a última bola.

– Era uma partida especial para mim, pois vim de dois anos difíceis. Corri o risco de parar de jogar, persegui uma Olimpíada que era meu último objetivo. Hoje estou aqui graças à minha família, minha esposa, minhas filhas, meus pais, minha irmã e amigos que nunca me deixaram sozinho – disse o emocionado jogador. – Talvez, sem eles, eu não teria tido forças para reagir, o que me levou a estar aqui hoje.

SENTIMENTO ESPECIAL

Ele ainda fez questão de dedicar o bi mundial ao ponteiro Danielle Lavia, impedido de disputar a competição após sofrer um acidente na academia durante a preparação.

– Dani, esse título é para você. Você sabe o quanto sentimos sua falta e o quanto precisávamos de você. Essa vitória é totalmente dedicada a você.