
Ação especial do Outubro Rosa na Supercopa de vôlei
A Supercopa, neste fim de semana, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, contará com uma ação especial do Outubro Rosa. Durante a execução do Hino Nacional, os atletas colocarão a mão direita sobre o peito esquerdo, mostrando uma tatuagem temporária com o mote da campanha.
Além disso, faixas com a mensagem “Prevenção ao Câncer de Mama. Se toque!” serão exibidas nas quadras, e os árbitros entrarão em quadra com camisas rosas. O público presente no Ginásio Guanandizão receberá adesivos com a frase da campanha.
– O esporte tem um papel fundamental na promoção de causas que vão além das quadras. O Outubro Rosa é um momento de conscientização e de união em torno da saúde das mulheres e homens, e contar com o engajamento dos clubes e atletas nessa iniciativa reforça a força transformadora do voleibol. Queremos que essa campanha leve informação, inspiração e incentivo para que mais pessoas cuidem de si e de quem amam – afirma Henrique Netto, Diretor Comercial de Marketing e Novos Negócios da CBV.
CONSCIENTIZAÇÃO
A ação tem como objetivo principal reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando a conscientização através da força e visibilidade do esporte.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com a redução de fatores de risco e a prática regular de esportes e atividade física tem um papel fundamental nesse processo.
– Essa mudança nos hábitos cotidianos, que chamamos de prevenção primária, deve ser acompanhada da realização anual de exames de rastreamento para mulheres a partir dos 40 anos. O câncer de mama pode ter até 95% de chance de cura quando diagnosticado precocemente, mas ainda é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. Iniciativas como essa, que a CBV está propondo, são muito importantes para levar essa mensagem a lugares onde a informação sobre saúde muitas vezes não chega – comenta Maira Caleffi, mastologista e Presidente Fundadora da FEMAMA.