
Mundial de vôlei de praia: Brasil busca ampliar hegemonia
Quando a bola subir nesta quinta-feira (13/11) para o 15º Mundial de vôlei de praia, em Adelaide (Austrália), sete duplas brasileiras defenderão um longo histórico de conquistas. O Brasil é o maior campeão e o maior medalhista da competição, com 35 pódios no total: 13 ouros, 11 pratas e 11 bronzes.
As parcerias que representam o país no torneio são Thâmela/Vic, Carol Solberg/Rebecca, Duda/Ana Patrícia, Vitória/Hegê, Evandro/Arthur Lanci, George/Saymon e André/Renato.
Atuais campeãs olímpicas, Duda e Ana Patrícia foram responsáveis por duas dessas medalhas. As brasileiras chegaram às finais nos dois Mundiais que disputaram juntas, conquistando o ouro em Roma (2022) e a prata em Tlaxcala (2023). Além da dupla, André (um ouro e um bronze), Evandro (um ouro e um bronze), Renato (uma prata) e George (um bronze) são os outros medalhistas brasileiros na Austrália.
– Mundial sempre é um torneio muito especial. Esse ano foi muito difícil, mas a partir do meio do ano fizemos ótimas etapas no Circuito Mundial, então a gente está feliz com a nossa evolução. O que a gente espera é dar nosso melhor dentro de quadra, ir jogo a jogo porque é um torneio muito longo – disse Duda.
– A expectativa é algo que nos acompanha desde que a gente se juntou e, de certa forma a gente fica feliz porque as pessoas só esperam algo de quem elas acreditam que pode dar – completou Ana Patrícia.
Única estreante brasileira em Mundiais, Thâmela chega ao torneio credenciada pela liderança do ranking mundial ao lado de Vic.
– É meu primeiro Mundial, nossa primeira como time. A gente está muito feliz de estar aqui, e estar como ranking 1 é algo que a gente mais lutou para conquistar. A gente queria muito se estabelecer no ranking, sabia que ia fazer diferença. A gente quer aproveitar muito esse Mundial, curtir muito cada jogo, cada ponto, cada momento – declarou Thâmela.
– Mundial é normal você sentir uma ansiedade no primeiro jogo, mas é um campeonato gostoso de jogar, e a gente vai tentar se divertir e continuar fazendo o que a gente vem fazendo – destacou Vic.
Fase de grupos do Mundial de vôlei de praia
(horários de Brasília)
13 de novembro (quinta-feira)
20h30 – Duda/Ana Patrícia x Phillips/Mears (AUS)
21h30 – Thâmela/Vic x Gaona/Allcca (PER)
23h30 – Evandro/Arthur Lanci x Mora/Lopez (NCA)
14 de novembro (sexta-feira)
3h30 – Carol/Rebecca x Marwa/Nada (EGI)
6h – Vitória/Hegê x van Driel/Bekhuis (HOL)
8h – George/Saymon x André/Renato
21h30 – Carol/Rebecca x Konink/Poiesz (HOL)
15 de novembro (sábado)
0h30 – Duda/Ana Patrícia x Ciezkowska/Luniio (POL)
0h30 – George/Saymon x Burnett/Hodges (AUS)
2h30 – André/Renato x Ahman/Hellvig (SUE)
2h30 – Thâmela/Vic x Michelle/Corrales (PAR)
3h30 – Evandro/Arthur x Amieva/Bueno (ARG)
19h30 – Vitória/Hegê x Nuss/Brasher (EUA)
21h30 – Duda/Ana Patrícia x Svozilova/Stochlova (TCH)
16 de novembro (domingo)
3h30 – André/Renato x Burnett/Hodges (AUS)
8h – George/Saymon x Ahman/Hellvig (SUE)
19h30 – Carol/Rebecca x Davidova/Khmil (UCR)
20h30 – Evandro/Arthur x Henning/Wüst (ALE)
20h30 – Vitória/Hegê x Pamela/Esther (NIG)
21h30 – Thâmela/Vic x Lazarenko/Romaniuk (UCR)


