
Italiano feminino se prepara para a rodada dos clássicos
O Campeonato Italiano feminino de vôlei terá uma das rodadas mais esperadas na temporada 2025/2026. Neste fim de semana, dois clássicos reunirão os principais times do país, com transmissão pela VBTV.
No sábado, às 16h30 (de Brasília), duelo entre Milão, terceiro colocado, contra o Novara, quarto. Já no domingo, a partir de meio-dia, confronto entre os líderes: Conegliano x Scandicci, uma prévia do duelo que pode acontecer no Mundial, em São Paulo.
Único time invicto no Campeonato Italiano, o Conegliano está no topo da classificação com 29 pontos (dez vitórias). Ganhando ou perdendo, terminará a semana à frente do segundo colocado, o Scandicci, que tem 25 (nove vitórias e uma derrota). Ao fim da rodada, a vantagem pode ser de um a sete pontos.
– Tenho certeza de que será uma partida fantástica, com duas equipes que têm sido muito consistentes até agora. Espero que todos possam desfrutar de um grande jogo. Scandicci tem um poder de fogo incrível, e precisaremos ser capazes de entender o jogo e nos ajustar a ele – comentou o técnico Daniele Santarelli.
Para o Scandicci, a partida de domingo oferece uma rara oportunidade para fazer Conegliano perder pontos na temporada regular, algo que normalmente não acontece. Na história do Campeonato Italiano, porém, Conegliano leva a melhor sobre o Scandicci com 29 vitórias e apenas 6 derrotas.
A partida apresentará ainda duelo interessante de opostas. Isabelle Haak, de Conegliano, é a terceira melhor pontuadora da liga com 184 pontos, atrás da campeã olímpica e mundial, Ekaterina Antropova, do Scandicci, com 205 pontos.
MAIS CLÁSSICO
Para as equipes que jogam no sábado, o objetivo claro é diminuir a diferença para o topo da classificação. Atualmente em terceiro lugar com 22 pontos (sete vitórias, três derrotas), o Milão não pode subir para o segundo lugar, mesmo que vença por 3 a 0, por conta do menor número de vitórias.
– Espero uma grande partida, pois ambas as equipes têm jogado em um nível muito alto – disse a líbero Eleonora Fersino. – Estamos ansiosas para jogar na frente de 12.000 pessoas no Unipol Forum. Mas sabemos da qualidade delas e precisamos ser agressivas desde o início.
O Novara, que perdeu nove pontos em suas últimas seis partidas, recentemente subiu para o quarto lugar, mas ainda aparece um pouco atrás com 18 pontos (seis vitórias, três derrotas). Além de buscar aproximação do próprio Milão, tenta evitar a ultrapassagem do Chieri, que tem 17.
Ex-jogadora do Novara, Paola Egonu, a MVP da Olimpíadas de Paris, é a maior pontuadora do Italiano com 213 pontos. Ela recentemente se tornou a terceira maior pontuadora da história da competição, com mais de 6 mil pontos.


