Ahman
Home Destaques Ahman e Hellvig dominam o mundo após duplo susto com brasileiros
Destaques - Praia - 23 de novembro de 2025

Ahman e Hellvig dominam o mundo após duplo susto com brasileiros


Atuais campeões olímpicos e agora campeões mundiais. David Ahman e Jonatan Hellvig são os caras no vôlei de praia masculino na atualidade. Neste domingo (23/11), vitória na final do Campeonato Mundial, em Adelaide, na Austrália, sobre os compatriotas Jacob Holting Nilsson e Elmer Andersson por 2 sets a 0, parciais de 25-23 e 21-19.

Ahman e Hellvig se transformaram nos campeões mundiais mais jovens de todos os tempos, com 23 e 24 anos, respectivamente. Para isso, tiveram de superar uma quase eliminação na primeira fase, algo que já havia acontecido nas Olimpíadas de Paris.

Os suecos perderam duas das três partidas na fase de grupos do torneio para os brasileiros André/Renato e Saymon/George. Avançaram na terceira colocação, no desempate pelos pontos average. Daí em diante, embalaram.

– Sempre sonhamos em ganhar um título mundial. Não acreditávamos que conseguiríamos desta vez, já que eu estava lesionado, mas continuamos jogando cada vez melhor a cada jogo e agora estamos aqui! É loucura! – disse Ahman à VBTV após a disputa pela medalha de ouro.

A decisão ainda foi histórica. O primeiro título da Suécia, sendo apenas o segundo país a ter duas duplas se enfrentando em uma final de Campeonato Mundial. Apenas o Brasil já havia conseguido tal feito, uma vez na competição masculina e duas vezes na feminina.

– Foi simplesmente inacreditável e muito legal termos duas equipes suecas na final. E estou tão orgulhoso do nosso time, dos nossos técnicos e, claro, do Jacob e do Elmer também! – comentou Hellvig, citando os compatriotas de apenas 20 e 19 anos, respectivamente.

Mais cedo neste domingo, Teo Rotar e Arnaud Gauthier-Rat, da França, conquistaram a medalha de bronze em Adelaide.