
Recorde de aces é bom indício para o Vôlei Renata no Mundial
A atuação do Vôlei Renata no saque na vitória sobre o Suzano por 3 a 0, nesta segunda-feira (1/12), é o mundo ideal para qualquer time do planeta.
O desempenho foi mais do que suficiente para “consumo interno” na Superliga e seria um bom caminho para bater de frente contra os times europeus no Mundial de Belém, a partir do dia 16.
Ontem foram 14 aces em apenas três sets. De acordo com o analista Felipe Lima, o Ori, analista de desempenho do Vôlei Renata, o número é o maior do projeto desde 2017.
De lá pra cá, o time paulista havia feito 13 pontos de saque em uma vitória sobre Taubaté, em 2017, e numa derrota para Canoas, em 2018. A grande diferença: ambos os jogos foram decididos no tie-break.
O “peso do saque” é uma tema recorrente no cenário internacional. Vale para os jogos de seleções e também para os de clubes.
Antes mesmo de assumir a Seleção Brasileira, Bernardinho alertava sobre a necessidade de o saque do time verde-amarelo evoluir para bater de frente contra os principais rivais. No último Mundial, por exemplo, no jogo da eliminação precoce, o saque foi um fundamento que deixou muito a desejar.
O Sada Cruzeiro, em suas grandes conquistas internacionais na era Marcelo Mendez e depois já com Filipe Ferraz, sempre teve a construção do seu jogo bem consolidada pelo poderio de saque.
ESTATÍSTICAS COMPROVAM
E vejam como os números afastam o fator coincidência para quem saca bem. O Zawiercie, adversário do Vôlei Renata no Mundial, lidera o Campeonato Polonês e tem o maior número de aces da competição: 77. Nesta temporada, em um jogo de quatro sets, o time deixou a quadra com 12 aces. Em outras duas partidas finalizadas no tie-break, 11 pontos no saque em cada.
Na Itália, o bom desempenho do Verona tem muita ligação com Darlan e Keita. Eles lideram o campeonato no ranking de aces, com 23 e 21, respectivamente, em oito jogos.
Na nossa Superliga, o Vôlei Renata passou a ter três dos oito melhores sacadores desta edição: Judson, Adriano e Maurício Borges. E no embalo do fundamento, contando ainda com Pinta e Bruninho, outros bons sacadores, o projeto tem direito a sonhar alto no Mundial.


