Trentino
Home Internacional Trentino vence na volta de Lavia e vai à final da Copa
Internacional - 7 de fevereiro de 2026

Trentino vence na volta de Lavia e vai à final da Copa


O Trentino é o primeiro finalista da Copa Itália masculina de vôlei na temporada 2025/2026. Neste sábado (7/2), em Bologna, vitória, em duelo das virada, sobre o Piacenza por 3 sets a 2, parciais de 25-21, 16-25, 23-25, 25-22 e 15-11.

A semi foi especial, com a volta de Daniele Lavia ao vôlei. Seis meses atrás, durante a preparação para o Mundial de seleções, o ponteiro sofreu um acidente numa academia em treino com a Itália. Um peso de 15 quilos caiu em sua mão direita, com múltiplas fraturas e lesões em dois dedos.

A primeira passagem dele pela quadra aconteceu no fim do primeiro set para ajudar a linha de passe do Trentino. Lavia voltou a entrar no terceiro set. Mas sofreu na recepção com uma sequência de saques de Paolo Porro. O Trentino não contou mais uma vez com Alessandro Michieletto, com problemas lombares.

O JOGO

E, mais uma vez, os comandados por Marcelo Mendez mostraram resiliência para a construção do resultado, superando adversidades. O oposto francês Theo Faure marcou 23 pontos para o Trentino, com os ponteiros Jordi Ramon (ESP) e Alessandro Bristot (ITA) colaborando com 15 cada. O central brasileiro Flávio fez dez, todos no ataque, com 76% de aproveitamento.

Trentino Flavio
Sbertoli, Flávio e Faure festejam (Divulgação Legavolley)

O saque e o bloqueio do Piacenza foram bem, mas ainda assim insuficientes para a classificação.  O time de Lukas Bergmann marcou 13 aces e mais 13 pontos no block. Como comparação, o Trentino fez seis no saque e quatro pontos no bloqueio. O ataque deixou a desejar em vários momentos.

Na lista dos maiores pontuadores, 23 acertos para o oposto italiano Alessandro Bovolenta e mais 19 para o ponteiro turco Efe Mandiraci. Bergmann colaborou com um ponto de ataque na única bola recebida, com boa entrada no fim do terceiro set, ajudando na virada do Piacenza na parcial.

A outra semi, logo mais, reunirá o Verona, de Darlan, contra o Perugia, atual campeão mundial.