Regla torres cuba
Home Destaques Regla Torres renova com time mexicano para temporada 2027
Destaques - Internacional - 1 de outubro de 2026

Regla Torres renova com time mexicano para temporada 2027


Eleita pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) como a melhor jogadora do século 20, Regla Torres seguirá no Guerreras de Puebla. O clube confirmou a permanência da treinadora para a temporada 2027 da Liga de Voleibol Profissional do México.

Aos 51 anos, Regla tem um dos currículos mais impressionantes da história do esporte. Como jogadora, conquistou três ouros olímpicos consecutivos com Cuba: Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000.

Além disso, venceu os Mundiais de 1994 e 1998. A central também recebeu o prêmio de MVP nas duas edições.

Regla fez parte da histórica seleção cubana que dominou o vôlei feminino durante a década de 1990. A equipe reuniu estrelas como Mireya Luis e Regla Bell e marcou uma geração com sua força e qualidade técnica.

Regla Torres seguirá no voleibol mexicano

A histórica central cubana terá sua segunda temporada consecutiva no comando do Guerreras.

Em 2026, ela dirigiu a equipe na primeira edição da Liga de Voleibol Profissional do México. O time avançou até as semifinais da competição.

Agora, o clube pretende dar mais um passo e brigar pelo título.

“Para mim significa muito terem me contratado novamente para este segundo ano da Liga Mexicana. Principalmente porque adorei a torcida de Puebla. É uma torcida especial e espetacular. Gostei muito. Também temos ideias muito boas para o próximo ano e queremos melhorar o que fizemos no torneio anterior”, disse Regla ao site Esto es Puebla.

A Liga de Voleibol Profissional do México prevê o início da temporada 2027 para janeiro.

De fenômeno das quadras a treinadora. Quem é Regla Torres?

Regla Torres nasceu em Havana, em 12 de fevereiro de 1975. Ainda adolescente, já fazia história no esporte.

A central tinha apenas 17 anos quando conquistou o primeiro ouro olímpico, em Barcelona-1992. Depois, subiu novamente ao lugar mais alto do pódio em Atlanta-1996 e Sydney-2000.

Com 1,91m, impressionava pela impulsão, velocidade e potência. Também se destacou pelo bloqueio e se transformou em uma das principais jogadoras de sua geração.

A seleção cubana daquela época entrou para a história. O time conquistou três títulos olímpicos consecutivos e dominou grandes competições internacionais durante os anos 1990. Por isso, aquela geração aparece frequentemente entre as maiores equipes da história do vôlei feminino.

Regla também conquistou os Mundiais de 1994, no Brasil, e 1998, no Japão. Nas duas campanhas, recebeu o prêmio de MVP.

Seu desempenho levou a FIVB a elegê-la como a melhor jogadora do século XX.

Experiência na base

Depois de deixar as quadras, a ex-central iniciou uma nova trajetória no esporte. Ela trabalhou com seleções cubanas entre 2008 e 2023, inclusive nas categorias de base. Em 2012, conquistou o campeonato nacional de Cuba como treinadora.

Regla também passou pelo Uralochka, da Rússia, antes de assumir o Guerreras de Puebla em 2026.

Agora, uma das maiores jogadoras que o vôlei já produziu tenta escrever outro capítulo da carreira. Desta vez, o desafio está no banco de reservas e o objetivo é levar o Guerreras ainda mais longe no campeonato mexicano.