Calendário do vôlei com mudanças para 2020
Federação Internacional incluiu um período de descanso para atletas após a Olimpíada
A Federação Internacional de Vôlei anunciou, nesta quinta-feira, alterações no calendário para a próxima temporada.
Segundo a nota oficial da FIVB, será regulamentado um período de descanso para os atletas com participação na Liga das Nações e nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Serão duas semanas entre os dias 10 e 23 de agosto de 2020.
A entidade atende pedido dos atletas, insatisfeitos com o pouco ou quase nenhum tempo de descanso entre o fim da temporada de clubes e o início da de seleções. O levantador Bruninho era um dos interlocutores neste processo.
A Federação alterou a data para início das competições de clubes para 15 de setembro. No Brasil, será a partir desta data a permissão para realização dos Campeonatos Estaduais, que antecedem a Superliga.
Em 2020, um ano atípico pela realização da Olimpíada, haverá competições de seleções em janeiro: os pré-olímpicos continentais, entre os dias 6 e 12, para definições das últimas vagas em Tóquio.
A Liga das Nações está prevista para começar, para as mulheres, no dia 19 de maio. Já os homens iniciarão as disputas no dia 22 do mesmo mês. Novamente serão cinco etapas, com os cinco melhores se juntando aos países-sede das finais: China (feminino) e Estados Unidos (masculino), ambas entre 1 e 5 de julho.
As finais acontecerão simultaneamente para permitir um tempo igual de preparação para os Jogos Olímpicos, entre 24 de julho e 9 de agosto.
Também foi criado um grupo de trabalho para definir o calendário do vôlei mundial entre 2021 e 2024.
LEIA TAMBÉM
+ Coluna: Brasil supera expectativas na VNL feminina
+ Inscrições abertas para Congresso Internacional no Paraná
+ Leal participará de camp em Taubaté
+ Bruna Honório fala sobre a recuperação da cirurgia no coração
+ Uberlândia será a sede do Pré-Olímpico feminino, em agosto