Home Estaduais Mineiro masculino será em forma de circuitos, como na Liga das Nações
Estaduais - 15 de julho de 2019

Mineiro masculino será em forma de circuitos, como na Liga das Nações

Estadual começará no último final de semana de agosto


A edição de 2019 do Campeonato Mineiro masculino terá várias mudanças em relação às edições anteriores. Somando a fase classificatória, as semifinais e as finais, serão 30 jogos no total. As informações são do Jornal O Tempo, de Contagem (MG).

As novidades serão a presença do Uberlândia-Gabarito-Start Química, que participou do último Estadual em 2012, e do Anápolis-GO, equipe convidada. Os outros times serão Sada/Cruzeiro, Fiat/Minas, Lavras Vôlei e América Vôlei, de Montes Claros. O Cruzeiro foi campeão nas últimas nove edições do torneio.

Novo formato

Ao contrário dos últimos anos, quando o formato previa jogos jogos de ida e volta, com todos jogando contra todos, agora o sistema será por meio de circuitos, como acontece na Liga das Nações. Vai começar no último final de semana de agosto e cada cidade vai receber três times em três dias de jogos.

– Os clubes gostaram muito deste formato, foi algo mais decidido por eles, inclusive. Será algo inovador, que permite um descanso quando os times não estiverem participando de circuitos. Pra venda de ingressos, fica interessante, pode-se trabalhar com a ideia de passaporte, por exemplo. Algumas praças, como Uberlândia, terão uma chance que não aparece com frequência de ver jogos de alto nível do vôlei masculino – disse Tomás Mendes, presidente da Federação Mineira (FMV), em entrevista ao jornal mineiro.

10 circuitos

Como serão 10 circuitos e seis times, algumas equipes sediarão os jogos por mais de uma vez. Ao final de toda a fase de classificação, os quatro mais bem colocados se classificam para as semifinais, cruzando o líder com o quarto, o segundo contra o terceiro.

LEIA TAMBÉM