COB
Home Tóquio-2020 A um ano de Tóquio-2020, FIVB comemora volta do vôlei ao berço olímpico
Tóquio-2020 - 26 de julho de 2019

A um ano de Tóquio-2020, FIVB comemora volta do vôlei ao berço olímpico


A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) comemorou, na última quarta-feira (24/07), o marco de um ano para o vôlei voltar ao local de seu nascimento olímpico em Tóquio 2020.

O esporte foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Tóquio, em 1964, e ocupou um lugar no coração dos japoneses quando a seleção feminina conquistou o ouro olímpico e a equipe masculina levou o bronze. Conhecidas como as “Bruxas do Oriente” por suas atuações fascinantes, as meninas do Japão derrotaram a União Soviética em 1964 em partida assistida por mais de dois terços de todo o país.

Desde sua estreia em 1964, o vôlei cresceu e se tornou um dos esportes mais populares dos Jogos Olímpicos. O torneio de vôlei de praia, incluído em Atlanta, em 1996, seguiu o sucesso da quadra e os dois juntos tiveram seus ingressos esgotados nos dois últimos Jogos Olímpicos.

Esporte número 1

O vôlei foi o esporte número um em horas acumuladas de audiência na Rio 2016, de acordo com o relatório do Comitê Olímpico Internacional.

Arena do vôlei de praia na Rio-2016 (FIVB)

O vôlei continua sendo um dos esportes mais amados no Japão e uma recente pesquisa nacional revelou que 35% das pessoas entre 12 e 21 anos estão ansiosas para assistir ao esporte mais do que a qualquer outra modalidade olímpica em 2020.

– Há uma grande conexão histórica entre a FIVB e o Japão e queremos celebrar isso em Tóquio. É uma oportunidade maravilhosa para conectar o passado ilustre de nosso esporte com o futuro emocionante” que estamos criando – disse Ary Graça, presidente da FIVB.

Tanto na quadra quanto na praia, a FIVB continua liderando o caminho no desenvolvimento de iniciativas pioneiras de engajamento de fãs, entretenimento e apresentações esportivas para garantir a melhor experiência em suas competições.

Com DJs e MCs de quadra, bem como replays instantâneos transmitidos na arena, os fãs podem facilmente acompanhar a narrativa em cada partida e se tornar parte integrante da criação de uma atmosfera empolgante e emocionante. Para aqueles que estão assistindo ao redor do mundo, as parcerias da FIVB com a IMG e a Microsoft elevaram a qualidade da produção televisiva e introduziram o primeiro serviço de streaming Over-The-Top (OTT) da Federação, o Volleyball TV.

Ariake Arena

Em Tóquio, equipes nacionais competirão no Ariake Arena, um novo estádio construído especialmente para os Jogos Olímpicos. Como local permanente, há benefícios adicionais que o estádio de 12 mil lugares proporcionará aos moradores e empresas locais. Além de sediar vôlei, a Arena será utilizada para outros eventos esportivos, shows e convenções. Os jogos de vôlei de praia serão realizados no espetacular Parque Shiokaze, na orla marítima de Tóquio.

– Quando o Comitê Organizador de Tóquio 2020 decidiu investir na Arena Ariake, foi um grande dia para a FIVB e o vôlei japonês – disse o presidente Graça.

– Este estádio de última geração vai inspirar a próxima geração de jogadores de vôlei japoneses, não apenas durante os Jogos, mas nos próximos anos.

LEIA MAIS:

Tabela da Seleção Masculina no Pan-Americano

Tabela da Seleção Feminina no Pan

Dias e horário dos jogos do Brasil no Pré-Olímpico

Italiano, novo técnico do Minas já chega falando português

Entrevista exclusiva com o comentarista Marco Freitas