Home Destaques Brasil bate a Argentina no Taquaral, em dia de aniversário na Seleção
Destaques - Seleção Brasileira - 31 de agosto de 2019

Brasil bate a Argentina no Taquaral, em dia de aniversário na Seleção

Seleção Brasileira derrotou os rivais por 3 sets a 1, de virada, em Campinas


A Seleção Brasileira Masculina derrotou a Argentina, de virada, por 3 sets a 1 – parciais de 23-25, 25-17, 25-23, 27-25 -, na noite deste sábado, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP),  encerrando a série de quatro amistosos entre as duas seleções – dois na Patagônia Argentina e dois no Brasil. No país vizinho, uma vitória de cada lado. No interior paulista, dois triunfos dos donos da casa, após a vitória por 3 a 0 na sexta-feira. O último ponto do jogo, no 27 a 25, foi num ataque à meia força contra o bloqueio triplo argentino do aniversariante do dia, o ponteiro Leal, que completou 31 anos neste sábado.

As duas seleções se preparam agora para a disputa do Campeonato Sul-Americano, entre os dias 10 e 14 de setembro, no Chile. Os times, no entanto, devem ser mesclados. Pelo lado brasileiro, o técnico Renan dal Zotto já adiantou que vai levar uma equipe mista para a competição.

A delegação deve ir para o Chile com os levantadores Cachopa e Carísio, os opostos Alan e Felipe Roque, os centrais Flávio, Isac, Matheus Bispo e Cledenilson, os ponteiros Leal, Douglas Souza, Birigui e Hugo e os líberos Thales e Maique. No Sul-Americano, Brasil e Argentina estão no Grupo A, ao lado ainda de Colômbia e Equador.

Serginho Escadinha recebe o carinho do central Maurício Souza, no Ginásio do Taquaral (CBV/Divulgação)

Próximos jogos

Depois do torneio continental, os dois times vão disputar a Copa do Mundo do Japão, entre os dias 30 de setembro e 15 de outubro, e a Seleção verde-amarela vai com sua força máxima – com a exceção do oposto Wallace, que pediu dispensa para acompanhar o nascimento da filha, previsto para outubro.

O líbero Serginho Escadinha esteve no ginásio para prestigiar os ex-companheiros e confirmou que está muito perto de defender o Vôlei Renata na temporada 2019/2020. Antes da partida, a torcida campineira, que lotou o Taquaral, cantou “Parabéns pra você” para Leal, numa bonita e emocionante homenagem.

Mudanças

No jogo deste sábado, tanto Renan quanto o técnico Marcelo Mendez, da Argentina, escalaram times diferentes em relação aos que atuaram na vitória verde-amarela por 3 sets a 0, na sexta-feira.

A Seleção Brasileira manteve apenas o oposto Alan e o central Maurício Souza como titulares. Começaram jogando ainda o levantador Cachopa, o central Isac, os ponteiros Maurício Borges e Douglas Souza e o líbero Maique. Bruninho e Felipe Roque entraram na inversão do 5 x 1.

Os argentinos iniciaram com duas mudanças que fizeram a diferença e deram mais volume de jogo e velocidade ao time: o levantador Matias Sanchez e o ponteiro Jan Martinez, que vão reforçar o Sesc RJ na temporada 2019/2020 no Brasil.

Início vacilante

No primeiro set, o Brasil pecou na virada de bola pelas pontas, principalmente, e também não conseguiu fazer uma marcação eficiente do ataque argentino, caindo nas fintas do habilidoso levantador Sanchez. Os argentinos fizeram 24 a 19, mas em uma reação espetacular, com Isac no saque, a Seleção encostou em 24 a 23. Marcelo Mendez pediu tempo e os rivais acabaram fechando em 25 a 23, após ataque na paralela de Palonsky pela saída de rede.

A torcida fez uma bonita festa no Taquaral (CBV/Divulgação)

A boa reação no final do primeiro set deu novo gás ao time brasileiro, que começou a segunda parcial comandando o placar, fazendo 5 a 3 e depois 9 a 6, com Douglas e Alan virando bem as bolas de segurança. A Seleção manteve a agressividade no saque e pontuando bem nos contra-ataques. Sem muito esforço, foi abrindo boa vantagem e fechou o set em 25 a 17, empatando a partida em 1 a 1.

O Brasil comandou o placar durante todo o terceiro set, com a Argentina na cola. Os rivais passaram à frente em 20 a 19, após a Seleção Brasileira desperdiçar a virada de bola pelas pontas. Os dois times seguiram pontuando até que em um erro de Ramos os donos da casa abriram 24 a 22 e garantiram o set point. Em um ataque de Alan pela entrada de rede o Brasil fechou o set em 25 a 23, virando a partida no Taquaral.

Quarto set

Os anfitriões começaram o quarto set num ritmo mais lento e a Argentina se impôs, dando velocidade nos ataques e comandando o placar. Renan colocou Lucarelli no lugar de Maurício Borges, Flávio no de Maurício Souza e o time manteve o equilíbrio, comandado pelos ataques de Alan. Na parte final da parcial, uma inversão do 5 x 1 diferente: Cachopa e Alan saíram para as entradas de Bruninho e Leal. O aniversariante do dia entrou como oposto e acertou o ataque logo de cara, para delírio da torcida. E foi dele o ponto que encerrou o jogo: 27 a 25, contra o bloqueio triplo argentino, e 3 a 1 na partida.

BRASIL: Cachopa, Alan, Maurício Souza, Isac, Maurício Borges, Douglas Souza e Maique (líbero). Entraram: Bruninho, Felipe Roque, Flávio, Lucarelli e Leal. Técnico: Renan dal Zotto

ARGENTINA: Sanchez, Bruno Lima, Martinez, Palonsky, Ramos, Loser e Danani (líbero). Entraram: Giraudo, Palacios e Johansen. Técnico: Marcelo Mendez

LEIA MAIS

Paulo Coco analisa o grupo do Dentil/Praia Clube no Mundial

A aposentadoria da polonesa Skowronska

André Heller fala sobre renúncia da Comissão de Atletas

Um papo com Antonio Rizola, técnico da Colômbia

A volta de Jaqueline ao Osasco/Audax