Leal
Home Seleção Brasileira Renan vê Leal adaptado e diz: “Incorporou nosso método”
Seleção Brasileira - 2 de setembro de 2019

Renan vê Leal adaptado e diz: “Incorporou nosso método”

Após Liga das Nações e Pré-Olímpico, Renan Dal Zotto traça novos objetivos para Leal na Seleção


No sábado, em Campinas, Leal viu do banco de reservas quase todo o amistoso com a Argentina no dia do aniversário de 31 anos. Foi chamado por Renan Dal Zotto para jogar os últimos lances, entrou em quadra ovacionado pela torcida e acabou fazendo o ponto da vitória por 27 a 25 no quarto set. Um desfecho perfeito.

Três meses após estrear com a camisa da Seleção Brasileira, o ponta nascido em Cuba agora já demonstra estar bem mais à vontade dentro do grupo. Mesmo não sendo um dos mais extrovertidos, participa das brincadeiras, puxa papo com alguns companheiros e não aparenta qualquer distanciamento. Em alguns jogos, ele começa a mostrar os grandes momentos do Sada/Cruzeiro e do Civitanova (ITA).

Para o técnico do Brasil, Leal já venceu o período da adaptação.

– A gente costuma dizer que vê dentro do vestiário quando o cara está à vontade. E isso está muito bacana. Todos receberam muito bem o Leal desde o início e a adaptação é total. Vemos a ambientação também ao sistema de jogo. Contra a Argentina, ele se apresentou até para levantar a bola. Ele incorporou nosso método: um por todos, todos por um – disse Renan ao Web Vôlei.

Fernando Cachopa, companheiro de Leal desde o Sada/Cruzeiro, corrobora com a visão de Renan:

– Ele nunca tinha pisado aqui, era um cara novo. Tem esse lance de ficar um pouco mais introvertido, sem brincar, não sabe como as outras pessoas vão reagir. Mas grupo acolheu ele bem pra caramba, Leal está cada vez mais se sentindo parte do grupo – complementou.

Leal
Leal posa com os fãs em Campinas (Wander Roberto/Inovafoto)

O plano para o ponta Leal nesta reta final da temporada de seleções é jogar. Renan Dal Zotto já oficializou a ida do jogador para o Sul-Americano, no Chile, e a Copa do Mundo, no Japão:

– Agora o Leal precisa jogar, precisa estar dentro da quadra cada vez mais. E ele sabe disso. Temos de desfrutar o máximo dele, para ele ficar cada vez mais à vontade em quadra.

No Sul-Americano, Leal deverá formar a dupla titular com Douglas Souza, uma vez que Lucarelli e Maurício Borges não estarão no Chile.

No sábado à noite, após o segundo jogo com a Argentina, Leal comemorou o aniversário com amigos e familiares em Campinas. E agradeceu pelo carinho dos fãs no Taquaral, horas antes.

– Foi um momento muito especial e que vou recordar para sempre. Um orgulho poder defender o Brasil no vôlei, um país com tanta tradição olímpica na modalidade. Estou muito feliz – disse Leal.

Por Daniel Bortoletto