Taubaté sofre para vencer São José no Paulista
O EMS/Taubaté teve dificuldade para manter a invencibilidade e a liderança do Estadual masculino
O EMS/Taubaté/Funvic conquistou, na noite desta terça-feira, a terceira vitória no Campeonato Paulista masculino sobre o São José por 3 sets a 1, parciais de 25-27, 26-24, 25-19 e 25-21, no Abaeté. Com mais esta vitória, os taubateanos chegam a três resultados positivos em três jogos, se mantendo na liderança do estadual com 9 pontos.
O jogo: O técnico Maurício Thomas colocou em quadra a equipe inicial com Rapha, Lipe, Vissotto, Mesa, Renan, Symon e Rogerinho como líbero. Já a equipe do São José, comandada por Willian Santa Maria, atuou com Rodrigo, Vanole, Gregore, Bruno Dianini, Adami e Matheusinho.
O primeiro set começou com bastante equilíbrio. Os dois times começaram variando bastante o saque, com o Taubaté cometendo mais erros no serviço. O São José manteve uma defesa bem sólida e o bloqueio também funcionando. Os taubateanos conseguiram equilibrar as ações e os dois times passaram a se alternar na liderança do placar. O final do set foi muito emocionante, com várias disputas de bola e alternâncias na liderança. O Taubaté conseguiu salvar dois set points adversários, mas o São José manteve o bom volume ofensivo e fechou em 27 a 25.
O segundo set começou com o São José forçando o saque, e complicando bastante a recepção e o passe do Taubaté. Cometendo mais erros de ataque, os donos da casa saíram em desvantagem e precisaram fazer um jogo de recuperação. A reação veio com o saque variado, que forçou mais erros de passe dos joseenses. O bloqueio do Taubaté funcionou bem no segundo set e foi um dos fundamentos decisivos do período. O jogo seguiu equilibrado, e pelo lado taubateano as jogadas com o ponteiro Lipe foram as bolas de segurança do levantador Rapha. O Taubaté confirmou a vitória por 26 a 24.
O terceiro set foi de maior superioridade do Taubaté, que manteve um saque forçado bem encaixado durante todo o período, bem como o bloqueio continuou sendo efetivo. Com o ponteiro Lipe desfilando um vasto repertório de jogadas em noite inspirada, o Taubaté conseguiu abrir vantagem que chegou a cinco pontos, e manteve o bom volume de jogo para fechar em 25 a 19.
O quarto e último set voltou a ser de grande equilíbrio. O São José apostou no saque tático, forçando erros do Taubaté. Foram várias bolas que renderam disputas emocionantes, lance a lance. Individualmente, o destaque do EMS Taubaté Funvic continuou sendo o ponteiro Lipe. Com o jogo empatado, o ponteiro Renan passou pelo saque e teve uma ótima sequência, quando o Taubaté conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. A partir daí a equipe da casa, empurrada pela torcida , encaminhou a vitória por 25 a 21, fechando a partida em 3 sets a 1, em 1h55.
Após o jogo, o auxiliar técnico Maurício Thomas, que está no comando da equipe enquanto o técnico Renan Dal Zotto está com a Seleção Brasileira, comentou sobre as dificuldades da partida diante dos joseenses:
– O São José já havia feito uma grande partida contra o Sesi na rodada passada e nós tínhamos estudado esse jogo deles. Nós treinamos para enfrentá-los e sabíamos das dificuldades. O primeiro set foi duro, nós não conseguimos achar as soluções para o jogo que eles propuseram. No segundo nós já estivemos um pouco melhor, melhoramos o passe e o ataque voltou a funcionar. E nos sets seguintes a mesma coisa, foi um jogo duríssimo, e acho que o diferencial para vencermos esse jogo foi o nosso saque, que a partir do terceiro set passou a entrar muito bem, e desequilibrou a partida – analisou o treinador.
O maior pontuador da partida foi Gregore, do São José, com 23 pontos. Pelo Taubaté, o maior pontuador foi o ponteiro Lipe, com 19 pontos anotados. O oposto Vissotto foi o segundo maior pontuador da equipe taubateana com 17.
O Taubaté voltará à quadra no próximo sábado. O time viaja até Itapetininga, onde enfrentará o Vôlei UM, às 18h, pela 4ª rodada da competição. O próximo compromisso do São José será contra o Atibaia, em casa, na sexta-feira, às 19h no Ginásio do Sesi, no bairro do Bosque dos Eucaliptos.
LEIA MAIS
+ Confira os títulos e os prêmios individuais de Boskovic na carreira
+ A aposentadoria da polonesa Skowronska