Eslovênia elimina a favorita Rússia no Europeu
Para delírio da torcida em Ljubljana, a Eslovênia está na semifinal do Campeonato Europeu masculino pela segunda vez na história.
Nesta segunda-feira, os eslovenos eliminaram a Rússia com uma vitória por 3 sets a 1, parciais de 25-23, 25-22, 21-25 e 25-21, pelas quartas de final. A maior zebra da edição 2019 do torneio até aqui.
Na semi, a Eslovênia enfrentará a Polônia, atual bicampeã mundial, responsável pela eliminação da Alemanha. Mais uma vez entrará em quadra como franco-atiradora.
Até hoje, a melhor performance da ex-república iugoslava foi no Europeu de 2015, quando foi à final e perdeu o ouro para a França. Já a Rússia é a atual campeã europeia e soma 14 títulos na competição, incluindo os da União Soviética e da CEI (Comunidade dos Estados Independentes).
A tática eslovena nas quartas de final foi forçar o saque. E, quando ele entrou, a Rússia ficou desestabilizada. Foram 11 aces dos donos de casa e uma infinidade de outros serviços para quebrar o passe russo, com Volkov e Kliuka. Muserskiy foi substituído no segundo e não voltou mais, terminando o confronto com apenas cinco pontos. E Mikhailov praticamente não foi utilizado pelo técnico finlandês Tuomas Sammelvuo. Poletaev, o oposto titular, terminou com 20 pontos.
O ponteiro Urnaut, com 13 pontos, liderou a Eslovênia, seguido por Cebulj (ponteiro) e Gasparini (oposto), com 12 cada.
As demais partidas das quartas de final acontecerão nesta terça-feira, com o clássico Itália x França, além de Sérvia x Ucrânia.