ranking
Home Internacional FIVB anuncia novo sistema de pontuação para o ranking
Internacional - Tóquio-2020 - 20 de dezembro de 2019

FIVB anuncia novo sistema de pontuação para o ranking

Confira como a Federação Internacional passará a pontuar as seleções no ranking mundial


A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta sexta-feira o novo formato para a formação do ranking mundial.

A partir de fevereiro do próximo ano, a entidade passará a pontuar cada jogo de nível internacional disputado. Ela levará em conta o placar do jogo, a força do oponente e também o peso da competição.

A partir de um algoritmo, que considerará o histórico do confronto, serão calculadas probabilidades dos seis resultados possível: 3-0, 3-1, 3-2, 2-3, 1-3 ou 0-3. O placar final será comparado com as predições. Se um favorito, por exemplo, perder por 3 a 0 para um azarão, a pontuação dada ao vencedor será maior do que um resultado esperado.

Serão mensuradas as partidas em Jogos Olímpicos (e as respectivas classificatórias), o Campeonato Mundial, a VNL, a Challenger Cup (segunda divisão da VNL), a Copa do Mundo, os torneios continentais (Europeu, Asiático, Sul-Americano, etc) e também competições internacionais reconhecidas pela FIVB com no mínimo quatro participantes.

Atualmente, a pontuação no ranking é atualizada após as grandes competição. Em eventos como a Olimpíada ou o Mundial, disputados a cada quatro anos, um percentual é descontado a cada temporada, até a substituição completa do valor.

Neste vídeo, em inglês, é possível entender o novo ranking com algumas simulações.

O sistema já vinha sendo testado desde o mês de maio pela entidade.

A FIVB também deixou claro que a formação dos grupos para a Olimpíada de Tóquio ainda levará em conta o antigo e ainda atual ranking. Confira a classificação aqui.

– Com o novo ranking, todo jogo e cada set contarão. Isso refletirá na verdadeira força esportiva de cada time. Acredito que fará o vôlei mais justo – disse o presidente Ary Graça.