Oficial: Definidos participantes, datas e local da Libertadores
Três times brasileiros e três argentinos disputarão o torneio ainda este mês
Agora é oficial. Três times argentinos e três brasileiros participarão da segunda edição da Copa Libertadores Masculina em 2020, que acontecerá ainda este mês.
A Aclav (Associação Argentina de Voleibol) confirmou que o torneio acontecerá durante cinco dias consecutivos – entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro -, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Na edição passada, houve uma espécie de pré-Libertadores, que classificou os quatro melhores colocados para a fase final, disputada em Taubaté (SP), mas desta vez o formato será diferente.
O torneio contará com a participação do Bolívar, atual campeão da competição e campeão argentino; o Obras de San Juan, vice-campeão argentino e vice-campeão o último Sul-Americano de Clubes, disputado em Belo Horizonte (MG); e o Ciudad Voley, que participou da última edição da competição, mas não se classificou para a fase final.
Brasileiros
Os times brasileiros na disputa serão: o Sesc RJ – que perdeu justamente para o Bolívar, por 3 a 0, na disputa do título do ano passado; o Sesi SP, que terminou na terceira colocação, após ser eliminado pelo Sesc na semifinal e de derrotar o EMS/Taubaté/Funvic na disputa pelo bronze, por 3 a 2; e o Fiat/Minas, que no início da atual temporada, em novembro, disputou um torneio amistoso internacional com a participação do Bolívar e ficou com a segunda colocação, após perder a final para os argentinos por 3 sets a 2.
Sada/Cruzeiro e Taubaté disputarão este ano o Sul-Americano de Clubes – que garante o campeão no Mundial de Clubes de 2020. Segundo o site da Confederação Sul-Americana de Voleibol, a competição acontecerá entre os dias 9 e 15 de fevereiro, em Contagem (MG), mas os demais participantes ainda não foram divulgados.
Os jogos da Libertadores acontecerão no Polideportivo Roberto Pando, do Clube Atlético San Lorenzo de Almagro, na capital argentina, no formato de “final 6”. A tabela com as datas dos confrontos, os horários e o chaveamento ainda não foram divulgados.