Guidetti critica holandesas e acirra Pré-Olímpico feminino
Comandante da Turquia, Giovanni Guidetti cornetou as atletas da Holanda, rivais por vaga olímpica
Técnico da Turquia, Giovanni Guidetti deixou o politicamente correto de lado ao falar sobre a Holanda, país-sede do Pré-Olímpico Europeu feminino. Em entrevista ao Telegraaf, nesta segunda-feira, o italiano foi direto: “as atletas holandesas são um pouco mimadas”.
Guidetti já foi treinador da seleção holandesa feminina no ciclo olímpico passado. E ele explicou a crítica ao lamentar a saída recente de Jamie Morrison (seu sucessor) e Guido Vermeulen (seu antecessor) do comando da Holanda nos últimos anos. Segundo ele, por conta das jogadoras.
– Se a equipe tiver problemas, os jogadores dizem que a culpa é do técnico. Tive sorte pois na minha época ganhei algo com a Holanda (vice-campeão europeu em 2015 e quarto colocado na Rio-2016). Se não tivesse, as atletas teriam provavelmente me demitido, como fizeram com Guido e Jamie – comentou Guidetti, que foi além, reclamando do comportamento das jogadoras:
– Acho que as atletas deveriam ter assumido um pouco mais de responsabilidade pelo ano ruim e não culpar o Jamie por isso.
Apesar das críticas, o comandante da Turquia coloca a Holanda como favorita para conquistar a vaga no Pré-Olímpico feminino, que será disputado em Apeldoorn (HOL). O italiano Giovanni Caprara assumiu a vaga de Morrison e comandará as donas da casa na competição.
– A Holanda, obviamente, está em sexto no ranking mundial. Nós estamos em 12º. É realmente uma grande diferença. No Mundial de 2018, a Holanda terminou em quarto lugar. Sérvia, Itália e China ficaram à frente, mas não estão em Apeldoorn, certo? Então quem é o favorito?
Holanda e Turquia estão em grupos diferentes no Pré-Olímpico e poderão se encontrar nas semifinais e numa provável decisão pela vaga em Tóquio. As turcas abrem a competição nesta terça-feira diante da Alemanha. Já as donas da casa recebem o Azerbaijão. Os jogos não terão transmissão no Brasil.