Turquia leva susto, mas vira sobre a Croácia
Derrotada na estreia do Pré-Olímpico Europeu feminino pela Alemanha, a Turquia levou mais um susto, nesta quarta-feira, em Apeldoorn, na Holanda. Mas reagiu e superou a Croácia por 3 sets a 1, parciais de 26-28, 25-12, 25-20 e 25-21, e segue viva na competição.
Com o resultado, a Turquia sobe para o segundo lugar no Grupo B, com três pontos. Ainda hoje, a Bélgica estreará contra as alemãs. As turcas voltarão a jogar somente na sexta-feira, contra as belgas. Dependendo dos resultados de hoje e amanhã, é possível que um triunfo simples garanta a equipe de Giovanni Guidetti nas semifinais.
E a virada sobre as croatas foi possível graças ao conjunto turco. As cinco atacantes da seleção ficaram separadas por apenas três pontos. O central Gunes liderou o time com 16 (seis deles no bloqueio), seguida pela ponta Baladin, com 15 (12 no ataque, um bloqueio e dois aces). Já a oposto Boz e a capitã Erden fizeram 14 cada. Por fim, a ponteira Ismailoglu marcou mais 13.
Nesta partida, Giovanni Guidetti não utilizou Karakurt e só usou uma reserva (Ercan) para fazer um saque no primeiro set. Nem sequer inversão do 5-1 ele realizou.
Pela Croácia, Samadan e Ikic com 15 pontos cada lideraram o time.
Nos fundamentos, saque e bloqueio fizeram a diferença no resultado, com vantagem larga da Turquia. Nos saques, 10 a 2. Nos bloqueios, 14 a 8.