Ágatha e Duda na final logo na estreia em 2020
As olímpicas Ágatha e Duda disputarão o título em Maceió contra as surpreendentes Tainá e Victoria
A etapa de Maceió (AL) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia definiu neste sábado as finalistas do torneio feminino. Ágatha/Duda (PR/SE) e Tainá/Victoria (SE/MS) venceram seus duelos pelas oitavas, quartas e semifinais ao longo do dia e se enfrentam neste domingo, valendo ouro na arena montada na Praia da Pajuçara. A disputa ocorre às 9h50, com transmissão ao vivo no SporTV 3 e entrada franca na arena.
A disputa da medalha de bronze também acontece neste domingo e colocará frente a frente Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE). A partida acontece às 9h20 (de Brasília) na quadra externa, com transmissão ao vivo do site oficial.
A primeira dupla a garantir um lugar na decisão foi Ágatha e Duda, uma das duplas com vaga assegurada em Tóquio. Elas estrearam em jogos oficiais na temporada e superaram na semifinal a outra dupla classificada aos Jogos, Ana Patrícia/Rebecca. Vitória por 2 sets a 1 (21/18, 20/22, 8/15) que foi muito comemorada por Duda.
– É sempre bom voltar a jogar. Nós amamos treinar, mas nossa vontade de competir é maior ainda. A gente quer sempre fazer o nosso melhor dentro de quadra, testar nosso nível. Chegar na final em nosso primeiro torneio do ano, enquanto as outras duplas já disputaram pelo menos um evento a mais, é um prêmio – disse Duda, que falou sobre a virada.
– Eu não consegui jogar muito bem no primeiro set da semifinal, meu saque não estava entrando, então precisei fazer diferente. Precisava passar e defender bem. Ágatha me ajudou muito, viu que eu estava na dificuldade e não me deixou de lado. É bom sentir esse gostinho de novamente – declarou a sergipana.
Na segunda semifinal do dia, Tainá e Victoria superaram Fernanda Berti e Taiana por 2 sets a 1 (20/22, 21/17, 12/15) e avançaram para a primeira final da parceria na temporada 19/20. Antes, o melhor resultado delas tinha sido um bronze, conquistado em duas etapas. Tainá comentou sobre a classificação para a decisão e
– Este é o resultado de muito trabalho. Estamos evoluindo como dupla e chegar aqui é muito gratificante. Ainda é uma etapa especial para mim, pois uma grande amiga, a Moanna, que era alagoana, participava trabalhando no torneio e fez falta desta vez. Ela faleceu há dois anos. Eu dedico essa classificação para ela – disse, emocionada, Tainá, que completou.
– Nós ainda enfrentaremos uma dupla que é quase a mesma equipe que a nossa, com quase todos os mesmos profissionais. Elas (Ágatha e Duda) são duas pessoas muito queridas por nós, e sabemos que a Cida (técnica da equipe e mãe de Duda) ficará com o coração muito dividido. Mas acredito que ela está bastante feliz com as duas equipes na final, e vai vencer quem for melhor – declarou Tainá, campeã mundial Sub-19 ao lado de Duda em 2013.
A final masculina também contará com uma dupla olímpica: Evandro e Bruno Schmidt.