Minas
Home Destaques Minas derrota o Praia e pega o Barueri nas quartas
Destaques - Superliga - 10 de março de 2020

Minas derrota o Praia e pega o Barueri nas quartas

O Minas fez 3 a 1 no Praia, no encerramento da fase classificatória da Superliga


Ainda com altos e baixos no passe e atuações irregulares de Sheilla e Acosta – a bicampeã olímpica acabou substituída no segundo set por Bruna Honório -, o Itambé Minas derrotou o Dentil Praia Clube – desfalcado de sua principal jogadora, a dominicana Martinez – por 3 sets a 1, de virada – parciais de 23-25, 25-16, 25-18 e 25-16 -, na noite desta terça-feira, em Belo Horizonte (MG), no encerramento da fase classificatória da Superliga Banco do Brasil Feminina 2019/2020.

Em termos de classificação, o jogo não valia mais nada para o Praia que, independentemente do resultado, terminaria o returno na primeira posição. Para o Minas, havia uma chance remota de encerrar a fase na vice-liderança, o que acabou não acontecendo, já que dependia de uma derrota do Sesc para o Pinheiros nesta terça – as cariocas ganharam por 3 a 0. Confira aqui a classificação.

O Minas avançou à próxima fase na terceira posição, com 57 pontos, e vai enfrentar o São Paulo Barueri, sexto na tabela, na série melhor de três das quartas de final. O líder Praia (58 pontos) vai duelar com o oitavo colocado Curitiba por uma vaga nas semifinais. Veja aqui os demais duelos dos playoffs.

A oposta Bruna Honório marcou 13 pontos (42% de aproveitamento no ataque), foi eleita a melhor em quadra e faturou o Troféu VivaVôlei.

A central Thaisa foi a maior pontuadora do jogo, com 23 acertos (14 de ataque, 7 de bloqueio e 2 de saque). Outros destaques do Minas foram Carol Gattaz, com 17 pontos e Rabadzhieva, com 11. Acosta pontuou 7 vezes, Sheilla e Macris 2, e Kasiely, 1.

No Praia, Carol marcou 12 pontos (6 de ataque e 6 de bloqueio), mesma pontuação da central Walewska. Fê Garay pontuou 9 vezes, Pri Daroit 8, Fawcett 6, Monique 4, Michelle 2 e Claudinha, 1.

O Minas marcou 53 pontos de ataque, 5 de saque, 18 de bloqueio e contou com 22 pontos em erros do Praia. O time de Uberlândia fez 37 pontos de ataque, 3 de saque, 14 de bloqueio e teve 21 pontos cedidos em erros pelas minastenistas.

Fê Garay lamentou a inconstância da equipe.

– A gente teve muitos altos e baixos. Temos de procurar ver o que erramos. Agora começa outro campeonato e a gante não pode vacilar.

Paulo Coco poupou Martinez, que sentiu dores no joelho durante a semana. Fawcett foi escalada em sua posição de origem, na saída, e Pri Daroit começou como titular na ponta, ao lado de Fê Garay. No Minas, Sheilla, irregular na virada de bola, deu lugar no segundo set para Bruna  Honório, que entrou mais confiante no ataque.

Rivalidade

Foi mais um capítulo da rivalidade entre os dois times. Minas e Praia se enfrentaram oito vezes na temporada ate agora, com vantagem do time de Uberlândia: 5 a 3. A equipe do Triângulo levou a melhor na final do torneio amistoso Rio x Minas, em setembro; na decisão do Campeonato Mineiro; na Supercopa, no turno da Superliga e na semifinal da Copa Brasil. As minastenistas foram melhores na disputa do quinto lugar do Mundial de Clubes, em dezembro do ano passado, na China; na final do Sul-Americano de Clubes, em fevereiro deste ano, e hoje, pelo returno da Superliga.

ITAMBÉ MINAS: Macris, Sheilla, Carol Gattaz, Thaisa, Rabadzhieva, Acosta e Léia. Entraram: Bruna Honório e Kasiely. Técnico: Nicola Negro

DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Fawcett, Carol, Walewska, Pri Daroit, Fê Garay e Laís (líbero). Entraram: Ananda, Suelen, Michelle, Monique. Técnico: Paulo Coco