Minas Thaisa
Home Internacional Profissionais do Minas revelam orientações enviadas aos atletas
Internacional - Superliga - 29 de março de 2020

Profissionais do Minas revelam orientações enviadas aos atletas


O preparador físico do Minas Tênis Clube, Davidson Alves e a nutricionista Sabrina Pinheiro Fabrini conversaram com o Web Vôlei e contaram quais foram as orientações passadas aos atletas tanto do Itambé/Minas quanto do Fiat/Minas para a quarentena por conta do coronavírus.

As jogadoras do Itambé Minas já foram dispensadas por conta do encerramento da Superliga Feminina, mas os meninos do Fiat/Minas seguem à disposição, já que a Superliga Masculina foi apenas temporariamente paralisada, aguardando os desdobramentos do avanço da pandemia no Brasil. Nos dois casos, a orientação é que os atletas mantenham a forma física em casa.

– Enviamos uma planilha de treinos para eles com duas programações de exercícios para não ficar monótono, com uma série de repetições, aumentando o volume, que envolvem basicamente a manutenção da força do tronco, do abdômen, das costas, e dos membros inferiores e superiores para tentar manter ao menos o estímulo básico. Mas, como estão todos tendo de ficar em casa, fica difícil porque são todos atletas de alto rendimento, que têm um nível de força elevado. É mais no sentido de não ficar parado. A gente já espera que ocorra uma perda de força. A maioria, pelo que eu sondei, não tem uma academia em casa. E os que têm também no condomínio precisam tomar cuidado com a questão da contaminação. Vamos tentando ajudar – disse Davidson.

Nas redes sociais, os próprios jogadores estão divulgando parte dos treinamentos que já estão sendo feitos em casa.

A nutricionista Sabrina Pinheiro Fabrini conta que a preocupação é evitar o aumento de peso dos atletas nos próximos dias e manter o sistema imunológico fortificado.

– Nós enviamos um informativo para os atletas sobre algumas condutas para manter o peso e a saúde e alimentos que melhoram o sistema imunológico. Dentre esses alimentos, eu destaco as frutas cítricas como laranja, limão mexerica, abacaxi, acerola, vegetais verdes escuros como couve, rúcula e brócolis. Frutas e legumes vermelho-arroxeados como a beterraba, o morango; manter o consumo regular de castanhas, de probióticos como iogurte, evitar sobremesas, doces. É preciso manter-se hidratado nesse período, não esquecer de tomar água ao longo do dia, manter-se ativo, manter o sono regular e evitar o consumo de bebidas alcoólicas – explicou.