Home Destaques Como o Natal também ajuda a entender o estilo do campeão mundial Vital Heynen
Destaques - Internacional - 26 de dezembro de 2018

Como o Natal também ajuda a entender o estilo do campeão mundial Vital Heynen

Técnico da seleção polonesa masculina, o belga pede saúde e poucas derrotas de Natal


Elétrico talvez seja uma definição ainda distante do estilo Vital Heynen de comandar uma equipe. Certamente o torcedor brasileiro lembra-se dele na decisão do último Campeonato Mundial masculino, na vitória da Polônia sobre a equipe de Renan Dal Zotto na decisão.

O belga, campeão mundial com os poloneses em 2018, é conhecido pelo show à parte que costuma dar em quadra. Fala sozinho, gesticula com a arbitragem, anda, reclama, provoca adversário, grita… Ele não para um segundo.

A Federação Polonesa publicou na véspera de Natal uma entrevista com ele exatamente nesta linha “acelerada”. Dá para ter uma ideia do jeito frenético do treinador:

Você é conhecido por um estilo de vida muito ativo. Será capaz de desacelerar no Natal?

Até mesmo uma questão teoricamente fácil é capaz de me dar um problema. Passei os últimos dias muito ativamente. Primeiro eu estava na Bélgica, depois na sexta fui para Friedrichshafen (Alemanha) por um curto período de tempo e de lá eu voltei para a casa da minha família, para que no dia 25 de dezembro eu celebrasse o Natal com meus entes queridos. Infelizmente, não estarei com eles por muito tempo, porque no dia 26 de dezembro tenho de estar de volta à Alemanha e, como planejamos o treinamento. Não é fácil ser um treinador …

Em quais deveres de férias você tem melhor desempenho?

Se você raramente está em casa, quando aparece nela, você tenta ajudar em tudo. Então, na cozinha eu sou o mesmo que no vôlei, ou seja, gosto de experimentar e experimentar coisas novas. Então, na cozinha, estou procurando outros sabores e testando várias inovações, como os tipos de carnes que eu não tive a oportunidade de comer. Certamente eu não sou de modo algum útil na limpeza, porque você conhece meu personagem e muita ordem não combina com ela (risos). Eu posso cozinhar, mas a limpeza é horrível!

Quem é responsável pela árvore de Natal em sua casa?

Sempre minha esposa e filhas, porque eu nunca estive em casa na época. Tal divisão de papéis tem sido mantida em nossa família há muito tempo. Em Friedrichshafen eu não terei uma árvore de Natal, porque não estarei na minha casa alemã durante o Natal.

Você já fez o papel de Papai Noel?

Não, eu pessoalmente nunca desempenhei essa função porque na Bélgica temos uma tradição diferente de presentear. Papai Noel está vindo até nós em 6 de dezembro e é um grande evento para as crianças que moram em casa, que acordam cedo, descem as escadas e encontram presentes. No Natal, também damos presentes, mas estes são alguns presentes simbólicos.

O que você gostaria de desejar para os fãs do vôlei de Natal e Ano Novo?

Infelizmente, esqueci-me de dizer “Feliz Natal” em polonês e é um pouco frustrante, porque aprendo polaco todos os dias. No entanto, acho que há apenas um desejo, o que realmente é muito importante – seja saudável! Na minha opinião, a saúde é a coisa mais importante que ainda falta e que precisa ser cuidada. Outras coisas podem ser resolvidas e, se você estiver saudável, poderá trabalhar e realizar sonhos. Se a saúde nos permite perceber, podemos tentar melhorar, às vezes vencer e às vezes perder. Recentemente perdi uma partida com a minha equipe, o Friedrichshafen, e mais uma vez confirmei que detesto perder. Portanto, desejo-lhe o menor perdedor e a maior saúde!