Mundial de Clubes de 2020 é cancelado
FIVB confirmou que o evento não será realizado
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou o cancelamento do Campeonato Mundial de Clubes de 2020. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração e anunciada nesta quinta-feira.
A decisão já era esperada e tem como óbvio motivo o coronavírus. “Tendo em vista a pandemia global da covid-19 e as incertezas subsequentes em relação a viagens e comparecimento de fãs, a FIVB decidiu não organizar a edição 2020 do evento. A FIVB tem o compromisso de garantir a saúde e o bem-estar da família global do voleibol”, escreveu a entidade em nota.
Dentre as grandes competições anuais de quadra, o Mundial de Clubes era o único ainda não cancelado em 2020 pela FIVB.
A entidade pretende lançar o edital de licitação, o popular bid para escolha da sede, para a edição de 2021 até o final do próximo mês de outubro. A edição de 2019 do Mundial de Clubes foi sediada no Brasil e na China, respectivamente, com os clubes italianos Civitanova e Conegliano conquistando o ouro. Para 2020, Itália (masculino) e China (feminino) seriam as sedes.
Para 2020, o Itambé/Minas tinha vaga garantida por ter sido o último vencedor do Campeonato Sul-Americano feminino, enquanto o Sada Cruzeiro foi o campeão do torneio continental masculino.