Brasil vence primeiro teste contra a Venezuela
Sem dificuldade, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei derrotou a Seleção da Venezuela por 3 sets a 0 – parciais de 25-19, 25-17, 25-19 -, na noite desta sexta-feira, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no primeiro dos três amistosos previstos entre os dois times nesta pré-temporada. As duas equipes voltam a se enfrentar neste sábado, no mesmo local, as 17h, com transmissão pelo SporTV, e no domingo, às 10h05, com transmissão pela TV Globo e também pelo SporTV.
Antes da partida, a comissão técnica fez questão de enaltecer a recuperação do técnico da Seleção, Renan Dal Zotto, que nesta sexta-feira recebeu alta hospitalar, após passar 36 dias internado no Hospital Samaritano, de Botafogo, no Rio, recuperando-se de complicações do COVID-19. O assistente-técnico Carlos Schwanke vai comandar o Brasil nos amistosos e também na Liga das Nações, competição que começa no próximo dia 28, na cidade de Rimini, na Itália.
– O Renan participou de forma remota das últimas reuniões com o grupo, via vídeo, e ficamos muito felizes com a recuperação dele – disse o treinador, em entrevista ao SporTV antes da partida.
O Brasil começou o jogo com: Bruninho, Wallace, Lucão, Isac, Douglas Souza, Lucarelli e Thales. Maurício Borges e Alan ficaram fora dos 12 relacionados. No último set, a equipe contou com Cachopa, Felipe Roque, Maurício Souza, Matheus Pinta, João Rafael e Vaccari. Além de Borges e Alan, Leal, Maique e Flávio não jogaram.
Doulgas Souza começou a temporada de Seleções como terminou a da Superliga: recebendo prêmios. Ele foi eleito o melhor em quadra e ficou com o Troféu Viva Vôlei.
– Eu estou me sentindo bem, com muito confiança, graças à comissão técnica. Foi só um amistoso, ainda temos muito para evoluir como equipe, como grupo. Ficamos mais de um ano sem vestir a Amarelinha e estou muito feliz por voltar – disse o ponteiro campeão olímpico nos Jogos do Rio-2016.
Lucão vai participar dos amistosos mas não vai viajar com a Seleção para a Itália para acompanhar o nascimento da filha. Ele e João Rafael, no entanto, vão se juntar ao grupo na fase final da competição, ocupando os lugares de Matheus Pinta e Vaccari, que embarcam com o grupo para Rimini,no domingo à noite.
O jogo desta sexta marcou a estreia de dois jogadores com a camisa da Seleção: o ponteiro Vaccari, destaque do Vôlei Renata, terceiro colocado na última Superliga, e o central Matheus Pinta, um dos responsáveis pela bela campanha do Fiat Minas vice-campeão da Superliga 2020/21.
Ao final da transmissão, o SporTV divulgou o áudio que o técnico Renan enviou aos amigos mais próximos em grupos de Whatsapp sobre a sua recuperação e a alta hospitalar.
– Olá queridos amigos, amigas, familiares, hoje um dia muito especial para mim. Acabei de receber alta do hospital e estou extremamente emocionado. Muita gratidão, porque depois de um certo tempo eu comecei a acompanhar o quanto as pessoas torceram, orando pela minha recuperação. Estou muito feliz . Claro que tenho um compromisso duro daqui pra frente, que é a recuperação física e pulmonar, mas só de estar em casa e saber o quanto eu tive de energia positiva posso garantir que fez uma grande diferença. Muito obrigado a todos. Gratidão eterna – disse Renan.