Brasil joga o suficiente para bater a Argentina
O Brasil oscilou nos dois primeiros sets, mas foi o suficiente para estrear na VNL com vitória sobre a Argentina
Não foi uma atuação brilhante, mas a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei jogou o suficiente para derrotar a Argentina por 3 sets a 0 – parciais de 31-29, 26-24, 25-16 – na tarde desta sexta-feira, na cidade de Rimini, na Itália, na estreia dos dois times na Liga das Nações 2021. O Brasil volta a quadra neste sábado, às 16h (horário de Brasília), contra os Estados Unidos, que também estreou com vitória por 3 a 0 sobre o Canadá. O SporTV transmite. Veja aqui a tabela da Liga das Nações.
A Seleção jogou desfalcada dos seus dois centrais titulares. Lucão ficou no Brasil para acompanhar o nascimento da filha – previsto para o dia 3 de junho – e só deve se juntar ao grupo a partir das quarta semana. Maurício Souza sentiu um desconforto na panturrilha e foi poupado.
O oposto Pereyra, da Argentina, foi o maior pontuador do jogo, com 16 pontos. Lucarelli marcou 14, Conte 13, Leal e Isac 10 cada um. A Argentina contou com apenas 9 jogadores na partida. A outra parte do grupo ficou na Argentina com suspeita de COVID-19 e só deve integrar a equipe a partir de quinta-feira.
O técnico Carlos Schwanke – que substituiu Renan Dal Zotto na VNL, ainda em processo de recuperação da COVID-19 – escalou o Brasil com: Bruninho, Wallace, Leal, Lucarelli, Isac, Flávio e Thales (líbero). Douglas Souza começou como titular no terceiro set no lugar de Leal. Felipe Roque e Cachopa entraram na inversão do 5 x 1. Alan se recupera de uma lesão no joelho e não foi relacionado.
O Brasil começou o jogo errando ataques e com dificuldades para passar pelo bloqueio argentino. Os rivais sul-americanos estiveram à frente do placar no final do segundo set, mas a Seleção Brasileira foi mais agressiva e fechou. O Brasil dominou o terceiro set. Passado o peso da estreia, jogou mais solto, com melhor volume no fundo de quadra e o jogo brasileiro fluiu, com velocidade pelo meio e a eficiência de sempre nas extremidades.