Abdel-Aziz: recorde de pontos e destaque nas estatísticas
Holandês bateu o recorde de pontos em um jogo da VNL masculina
A atuação de Nimir Abdel-Aziz na vitória, de virada, da Holanda sobre a França, nesta terça-feira, foi de encher os olhos. Os 42 pontos, o novo recorde da Liga das Nações masculina, foram a cereja do bolo na performance do oposto, estrela solitária da seleção holandesa na bolha de Rimini, na Itália.
Basta dar uma olhada nas estatísticas da competição para ter a certeza do seu “peso”. Na lista dos maiores pontuadores, Nimir Abdel-Aziz é líder com folga. São 222 pontos marcados após dez rodadas. O vice-líder Maxim Mikhaylov, astro russo, tem “apenas” 159.
O holandês soma 185 pontos no ataque, sete no bloqueio e 30 no saque. Ele aparece em quarto no ranking de aproveitamento de ataque, com 54,5% de aproveitamento, atrás do japonês Ishikawa (58,4%), do iraniano Salehi (57,7%) e do brasileiro Wallace (57,1%). Deve-se considerar, porém, a quantidade de bolas recebidas por cada um. Nimir Abdel-Aziz já atacou 339 bolas, enquanto os demais não chegaram a 200.
Nas estatísticas de saque, o holandês deixou o polonês Leon para trás, em uma disputa muito parelha: 0,77 x 0,76 ace por set. Em números absolutos, Nimir tem cinco a mais: 30 a 25. Vale lembrar que Leon fez 13 deles em um único jogo, um recorde absoluto do vôlei e tem sido poupado por Vital Heynen em algumas partidas.
Voltando ao histórico jogo com a França, o oposto holandês terminou o confronto com o ótimo número de 63% de aproveitamento ofensivo, colocando no chão 36 de 57 bolas recebidas. Para um oposto, uma média de 50% já é considerada boa.
Os 42 pontos ainda representam mais do que o dobro da soma de todos os companheiros de time. Descontando os 33 pontos dados em erros pelos franceses, a Holanda marcou 76 vezes. Ou seja: o restante da seleção holandesa, somado, fez 34.