Atletas
Home Destaques Atletas olímpicos terão canal para denunciar assédio e crimes
Destaques - Tóquio-2020 - 13 de julho de 2021

Atletas olímpicos terão canal para denunciar assédio e crimes

COB divulgou as formas de contato do canal exclusivo de Ouvidoria e Ética


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou, nesta terça-feira, que vai disponibilizar um canal exclusivo de Ouvidoria e Ética para os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além do 0800-600-0197, linha exclusiva de atendimento no território japonês, a área de Compliance vai oferecer uma opção de envio de denúncias através do aplicativo Whatsapp pelo número (31) 98947-7889.

O canal de Ouvidoria e Ética acolhe todos os tipos de denúncias, como assédio moral, agressão física, assédio ou abuso sexual; doping; corrupção, fraude ou roubo; manipulação de resultados; conflito de interesses; não cumprimento de políticas e normas internas. O mesmo também vale para os crimes cibernéticos, que serão apurados e encaminhados aos órgãos competentes.

– O Canal de Ouvidoria Missão Tóquio é uma ferramenta que o COB coloca à disposição de seus integrantes, de suas delegações, sejam atletas, treinadores, equipe médica e colaboradores para se manifestarem em caso de testemunharem algo impróprio, antiético, que viole os princípios da Carta Olímpica, os estatutos, Código de Ética e Usos e Costumes. É um mais um canal oficial para esse tipo de manifestação diante das normas de Governança da Entidade – diz Paulo Wanderley, presidente do COB.

– Considerando que o Whatsapp é uma ferramenta utilizada em grande escala, trouxemos esta novidade para a Missão Tóquio como mais um canal para que denúncias sejam encaminhadas de maneira rápida e simples. Nosso objetivo é facilitar ao máximo os acessos a estes canais para que desvios éticos sejam comunicados de maneira tempestiva – completa o Compliance Officer, Nelson Valsoni.

Tanto as chamadas realizadas para o 0800-600-0197 como as mensagens recebidas por Whatsapp serão direcionadas para o site Ouvidor Digital e atendidas por profissionais treinados que vão seguir um script de entrevista.

Para denunciar pelo Whatsapp (31) 98947-7889, é necessário adicionar o número de celular e enviar um oi. Em seguida será solicitado o código da empresa: COB. A partir daí o processo de denúncia será iniciado. É importante ressaltar que este número de aplicativo não recebe ligações ou chamadas de vídeo.

Depois de registradas, as denúncias do Canal de Ouvidoria Missão Tóquio serão encaminhadas ao Compliance Officer para análise prévia e avaliação.

O canal de denúncias garante anonimato e sigilo, sejam confirmadas ou não as denúncias apontadas. O número do telefone a partir do qual a ligação foi feita não será identificado, uma vez que o sistema não permite qualquer forma de rastreamento das ligações dos usuários.