Turquia leva susto, mas vence da virada no Europeu
Atual vice-campeã europeia, a seleção feminina da Turquia levou um susto na estreia na edição de 2021 do torneio europeu, nesta quarta-feira. Depois de perder o primeiro set, a equipe comandada por Giovanni Guidetti superou a Romênia por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-10, 25-20 e 25-17.
Na cidade romena de Cluj Napoca, as donas da casa fizeram a festa da torcida local com uma surpreendente atuação no primeiro set. Liderada por Carutasu, a Romênia saiu na frente e colocou pressão sobre as turcas. Guidetti, que tinha iniciado o jogo com Senoglu e Aydin nas pontas, precisou tirar as titulares Baladin e Ismailoglu do banco de reservas para construir a virada.
O grande nome turco foi a oposto Ebrar Karakurt, com 26 pontos. Foram 21 deles no ataque, com 57% de aproveitamento, além de um ace e quatro bloqueios.
Também contribuíram bastante para a virada a dupla de centrais: a capitã Eda Erdem somou 15 pontos (nove no ataque, quatro no bloqueio e dois no saque), enquanto Zehra Gunes somou mais 11, oito no ataque.
Alexia Carutasu, que atua na Turquia, anotou 17 pontos para a Romênia, 14 deles no ataque, mas com apenas 38% de aproveitamento ofensivo.
O jogo foi válido pelo Grupo D, que conta ainda com Suécia, Holanda, Ucrânia e Finlândia (confira a tabela completa do Europeu feminino). No outro confronto dia, a Bulgária passou sem sustos pela Grécia.