República Dominicana conquista título na Norceca
Com dificuldade, dominicanas superaram Porto Rico na decisão do título
Pela segunda vez consecutiva e terceira na história, a República Dominicana conquistou o título do torneio continental feminino da Norceca. Na noite desta terça-feira, em Guadalajara, no México, o time dirigido por Marcos Kwiek superou Porto Rico em uma partida muito equilibrada por 3 a 2, parciais de 25-22, 15-25, 25-17, 21-25 e 15-12.
Quatro dominicanas passaram dos dois dígitos de pontuação. A oposto Gaila González anotou 19 pontos, quatro a mais do que a ponteira Bethania De La Cruz. A central Jineiry Martinez e a ponteira Pri Rivera somaram mais 13 cada. Pelo lado de Porto Rico, as pontas Stephanie Enright e Marie Victoria terminaram com 19 acertos, enquanto a oposto Brittany Abercrombie somou 15.
– Nós não mostramos nosso nível de jogo. Fomos muito mais emoção do que razão. Mas foi uma grande final, Porto Rico fez um excelente jogo e nós fomos capazes de controlar nos momentos-chave – comentou Kwiek, que na competição não contou com Brayelin Martinez e Brenda Castillo.
República Dominicana e Porto Rico garantiram, com a presença na final, lugar no próximo Campeonato Mundial.
Na disputa pelo bronze, o Canadá superou os Estados Unidos por 3 a 2, parciais de 25-17, 17-25, 25-22, 23-25 e 15-8. Kiera Van Ryk terminou com 24 pontos.
Gaila González, substituta de Brayelin, foi eleita a MVP da competição. Veja as demais premiadas:
Levantadora: Natalia Valentín (PUR)
Primeira ponteira: Prisilla Rivera (DOM)
Segunda ponteira: Bethania De La Cruz (DOM)
Primeira central: Rachael Kramer (EUA)
Segunda central: Jennifer Cross (CAN)
Oposto: Gaila González (DOM)
Líbero: Shara Venegas (PUR)
Melhor passe: Shara Venegas (PUR)
Melhor defesa: María José Castro (COS)
Melhor saque: Jocelyn Urías (MEX)
Maior pontuadora: Gaila González (DOM)