Polônia entre Lavarini, Santarelli e outros dois técnicos
Segue o processo seletivo para a escolha dos técnicos para o ciclo Paris-2024
A Federação Polonesa de vôlei anunciou, nesta sexta-feira, que o processo seletivo para a escolha do novo treinador da seleção feminina do país entrou na reta final. Agora restam apenas quatro nomes para a definição do substituto de Jacek Nawrocki. Entre eles estão Stefano Lavarini, ex-Itambé/Minas e atual comandante do Novara-ITA, e Daniele Santarelli, treinador do Conegliano-ITA. Ao lado da dupla de peso seguem na disputa na Polônia o francês Stéphane Antiga e o italiano Alessandro Chiappini.
Diferentemente de outros países, a Polônia abre uma espécie de concorrência pública para definir os treinadores da seleção. Os interessados precisam enviar o currículo, além de uma explicação do motivo de almejar o cargo. Os candidatos então passam por uma análise de um grupo da Federação, que “aprovou” esse quarteto para a fase final do processo seletivo.
No último ciclo olímpico, Lavarini comandou a Coreia do Sul, terminando de forma surpreendente na quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Já Santarelli passou pela seleção feminina da Croácia. Atualmente são rivais também no Campeonato Italiano, dirigindo as duas melhores equipes do país.
Antiga é um velho conhecido dos dirigentes da Polônia, já que dirigiu a seleção masculina do país entre 2014 e 2016 e nos últimos anos comanda times locais: Varsóvia, no masculino entre 2017 e 2019, e desde então o Rzwszow, feminino. Já Chiappini é outro com presença atual no vôlei polonês, tendo passado pelo Pila por uma temporada e estar desde 19/20 no Legionowo, ambos times femininos.
Sobre a definição do substituto de Vital Heynen, na seleção masculina da Polônia, a Federação também reduziu a lista de candidatos para quatro, mas eles não consentiram a publicação dos nomes.