Minas
Home Mundial de Clubes Minas cai para o Vakifbank e pega o Conegliano na semi
Mundial de Clubes - 17 de dezembro de 2021

Minas cai para o Vakifbank e pega o Conegliano na semi

O Itambé Minas foi derrotado pelo Vakifbank e as semifinais do Mundial Feminino de Clubes estão definidas


Não deu para o Itambé Minas. O time do técnico Nicola Negro foi derrotado pelo Vakifbank por 3 sets a 0 – parciais de 25-18, 25-17, 25-18 -, na tarde desta sexta-feira, no encerramento da fase classificatória do Grupo B do Mundial Feminino de Clubes 2021, em Ankara, na Turquia, resultado que definiu as semifinais da competição, neste sábado.

O Minas enfrenta o Conegliano neste sábado, às 9h (horário de Brasília) e, às 12h30, os turcos Vakifbank e Fenerbahce jogam pela outra vaga na final de domingo (o Fox Sports transmite). O  Conegliano garantiu a primeira colocação no Grupo A nesta sexta ao vencer o outro time brasileiro no Mundial, o Dentil Praia Clube, por 3 a 0. A derrota tirou o Praia das semifinais.

O caminho do Minas no Mundial foi mais tranquilo do que o do rival mineiro. Na estreia, as minastenistas venceram o Altay, do Cazaquistão, por 3 a 0 e encaminharam a classificação. Já o Praia perdeu o primeiro confronto para o Fenerbahce por 3 a 1. Na Superliga, o Praia segue líder invicto, com 29 pontos em 10 jogos. O Minas é o segundo colocado, com 24.

A oposta sueca Isabele Haak foi a maior pontuadora do jogo, com 18 pontos. A central Gunes fez 14. Gabi esteve muito bem tanto no ataque como  no fundo de quadra e terminou o jogo com 12 acertos. Pelo Minas, Ozsoy pontuou 11 vezes.

O Minas mostrou, em Ankara, as dificuldades que vem apresentando desde o início da temporada: passe irregular e virada de bola pouco eficaz pelas extremidades. Para piorar, desta vez Macris não conseguiu nem jogar com as centrais Thaisa e Gattaz, por conta da qualidade do passe. E, quando a bola ia na mão e ela acionava as meios, o bloqueio do Vakifbank já montava em cima, esperando pela bola rápida característica da levantadora vice-campeã olímpica em Tóquio.

No terceiro set, o Minas vencia por 8 a 6, mas cometeu cinco erros consecutivos e perdeu o ritmo na parcial. Nicola demorou a mexer. Só colocou Kisy no lugar de Cuttino quando o placar já estava 12 a 8 para as turcas. O passe seguiu irregular, a muralha do Vakifbank não deixava nada passar e Ozbay só saiu do saque depois de virar o jogo para 16 a 8. Nicola colocou Pri Heldes em quadra e finalmente o Minas virou uma bola, mas sem chance de encostar novamente no placar.

ITAMBÉ MINAS: Macris, Cuttino, Thaisa, Carol Gattaz, Pri Daroit, Neri Ozsoy e Léia (líbero). Entraram:  Pri Souza, Pri Heldes, Kisy e Luiza Vicente. Técnico: Nicola Negro

VAKIFBANK: Ozbay, Isabelle Haak, Ogbogu, Gunes, Gabi, Bartsch e Aykac (líbero). Técnico: Giovanni Guidetti.