Vissotto x Adriano: quem vai desequilibrar na final?
Fiat/Gerdau/Minas e Vôlei Renata são os finalistas da Copa Brasil masculina 2022. Após dois jogos de tirar o fôlego, na noite desta quinta-feira, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), as duas equipes seguem na busca pelo título da competição. Os duelos foram marcados com protagonismo de atletas de gerações diferentes, o time mineiro foi comandado pelo oposto Leandro Vissotto, de 38 anos, e a equipe paulista venceu com o jovem ponteiro Adriano Xavier, de 19 anos, como destaque. A grande decisão será na sexta-feira (28.01), às 21h, no mesmo local, com transmissão do sportv2. O campeão também garante vaga em outros dois torneios: a Supercopa e o Sul-Americano de clubes.
A rodada dupla começou com a vitória do Minas, atual líder da Superliga 2021/2022, sobre o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 1, parciais de 25/19, 25/12, 21/25 e 25/22 (confira as estatísticas). Após o jogo, com a classificação para a final garantida, o oposto medalhista olímpico e campeão mundial Leandro Vissotto destacou os pontos positivos fundamentais para o resultado positivo e elogiou os adversários.
– O jogo foi difícil, equilibrado. Nós defendemos muito, mas tivemos dificuldades em converter os contra-ataques, cometemos erros demais. O time de Guarulhos teve muitos méritos também, com muito volume, nos colocou em dificuldades diversas vezes na partida. A característica da nossa equipe é a resiliência, continuar jogando com volume – disse Vissotto, autor de 22 pontos.
– O nosso grupo é formado por jovens, e jogar uma competição de tiro curto, como a Copa Brasil, é muito interessante para dar mais rodagem a eles. Nós queremos estar sempre no lugar mais alto do pódio, queremos a vaga na Supercopa e no Sul-Americano, estamos focados nisso. Jogar em Blumenau é sempre muito bom, uma estrutura ótima, muito organizado e a torcida aqui é bastante acolhedora e faz o espetáculo ficar ainda melhor – completou o oposto.
O outro finalista desta edição da Copa Brasil, o Vôlei Renata, eliminou o Sada Cruzeiro (MG), que tem seis títulos do torneio. O time paulista passou pelo mineiro em um duelo muito equilibrado, definido apenas no quinto set, com parciais de 25/21, 27/25, 25/27, 25/27 e 15/13 (confira as estatísticas). O destaque ficou por conta do jovem ponteiro Adriano Xavier, autor de 28 pontos.
– Eu fiquei muito emocionado com este jogo, foi muito difícil, entramos com a baixa do Lucão, e isso nos deixou um pouco apreensivos. Demos o nosso melhor em quadra. E essa emoção é por ver a dedicação do time, uma vitória imensa em direção de um título inédito. Esta partida foi mais um marco na minha carreira, que ainda está começando, a Copa Brasil é um torneio de tiro curto com as melhores equipes do país, não dá para vacilar. Sabíamos que tínhamos a chance, o jogo foi tenso, mas nos concentramos e superamos as adversidades para garantir esta vitória marcante – comentou Adriano, que é campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira adulta e Pan-Americano com a sub-23.