Itambé/Minas passa pelas Chiquititas em Barueri
O Itambé/Minas conquistou, nesta quinta-feira, a 14ª vitória em 17 jogos pela Superliga feminina 2021/2022 de vôlei. Mesmo jogando fora de casa, o time dirigido por Nicola Negro dominou o Barueri, fechando o confronto em 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-16 e 25-23.
O resultado, o mesmo do turno da Superliga e pelas quartas de final da Copa Brasil, fez o Minas chegar aos 42 pontos, quatro atrás do líder Dentil/Praia Clube, com o mesmo número de partidas. Já o Barueri permanece em sétimo, com 27.
O início do jogo não dava indícios que o Itambé/Minas fosse ser tão dominante. O Barueri deu seu cartão de visitas fazendo um ponto numa defesa de Karina logo no primeiro lance. O volume de jogo das paulistas continuou a ser visto em boa parte da parcial inicial, a ponto de ter aberto dois pontos de vantagem. Mas a temida instabilidade das Chiquititas apareceu com força no primeiro set, prosseguiu durante todo o segundo e avançou até o início do terceiro.
Do outro lado, o Minas teve uma das melhores atuações defensivas da temporada. Léia deu uma aula no fundamento. Macris também teve uma atuação especial, distribuindo bem os ataques e deixando o bloqueio adversário vendido em vários momentos.
A destacar, no segundo set, um rally histórico. Um minuto e sete segundos de bola em jogo, com defesas, coberturas e as atletas extenuadas ao fim do ponto marcado pelo Minas.
Barueri voltou a ter um bom momento depois de levar 6 a 1 no terceiro set. Esboçou uma reação, chegou a virar para 18 a 15, forçando o Minas a pedir tempo pela primeira vez no jogo. O time da casa, porém, passou não conseguiu manter o mesmo ritmo para forçar um duelo mais longo. O tricampeão olímpico José Roberto Guimarães viu o time oscilar demais no passe, não cumprir taticamente as combinações feitas e errar em excesso. Pelo lado do Minas, a entrada de Pri Souza no lugar de Pri Daroit foi importante para a reação na parcial.
Macris foi eleita a melhor em quadra e levou para casa o Troféu VivaVôlei. A pontuação das três principais atacantes ajuda a entender a atuação da levantadora: Cuttino somou 15 pontos, Ozsoy fez 14 e Pri Daroit, 12. Lorrayna foi a maior pontuadora da noite com 20.
– Estou feliz demais, o grupo tem enfrentado dificuldades e tem conseguido sair delas junto. A gente oscilou ainda dentro do jogo, mas é importante conseguir achar as soluções. É uma busca constante para encontrar esse equilíbrio – comentou Macris ao Sportv.
Na segunda-feira, o Itambé/Minas entrará em quadra em Belo Horizonte para encarar o Pinheiros, oitavo colocado, às 21h30. Barueri jogará na terça, fora de casa, diante do Unilife/Maringá, às 17h.