redes de vôlei
Home Internacional Redes de vôlei viram camuflagem na Ucrânia em guerra
Internacional - 2 de março de 2022

Redes de vôlei viram camuflagem na Ucrânia em guerra

Polônia faz campanha para reunir material e enviar para os ucranianos


A Federação Polonesa de Vôlei revelou, nesta quarta-feira, um inusitado pedido feito pela Ucrânia. Representantes da entidade que rege a modalidade ucraniana solicitou aos vizinhos da Polônia redes de vôlei velhas, preferencialmente escuras. Após a invasão russa, o material esportivo passou a ter uma outra utilidade na guerra.

– Na tarde de terça-feira, nossos amigos da Federação Ucraniana nos contataram, perguntando se tínhamos redes antigas. As pessoas na Ucrânia estão preparando redes como camuflagem contra os ataques russos. Não hesitamos por um momento e fomos ajudar. Enviamos informações para toda a comunidade do vôlei e, como esperado, fomos recebidos com muita gentileza – disse Jacek Sek, secretário geral da Federação Polonesa de vôlei.

De acordo com o dirigente, o pedido foi repassado também para as autoridades locais do handebol.

– Entrei em contato com Henryk Szczepanski, presidente da Federação de Handebol da Polônia, que declarou que sua comunidade também participaria da ação. Eu sei que ele enviou a informação por todo o país e recebeu uma resposta positiva quase imediatamente. Isso confirma a importância da solidariedade e da unidade. Juntos, podemos fazer ainda mais – comentou Andrzej Lemek, vice-presidente da Federação Polonesa de vôlei.

Na Polônia, ginásios de vôlei, como o de Varsóvia, time da primeira divisão masculina do país, foram transformados em alojamentos para refugiados ucranianos.