Vôlei Futuro faz confronto direto por G4 na Superliga B
O técnico Ângelo Vercesi analisa o duelo com o Café Vasconcelos/Araguari/Ubevôlei
A disputa por um lugar nas semifinais da Superliga B 2022 entra na reta final. Na competição masculina, o Vôlei Futuro tem como um de seus trunfos a experiência internacional do técnico Ângelo Vercesi que, em 14 anos, acumula passagens por Itália, Turquia, Azerbaijão, Croácia e Belarus. A equipe paulista enfrentará neste sábado (12/3) o Café Vasconcelos/Araguari/Ubevôlei, às 19h, no ginásio General Rubens Mário, em Araguari (MG), em confronto direto por um lugar no G4.
Na Superliga B, os times disputam um turno único no qual todos se enfrentam. Os quatro melhores avançam para as semifinais; e os finalistas garantem acesso à elite do voleibol nacional. O Vôlei Futuro é o sexto colocado com 10 pontos, um a menos que o oponente desta rodada, que está na quarta posição. A equipe de Araçatuba tem quatro vitórias em sete partidas, todos os triunfos em casa (confira a classificação da Superliga B masculina). Nesta semana o desafio é quebrar o jejum como visitante.
– Nosso adversário é uma equipe jovem, de grande potencial. Temos quatro vitórias em casa, com apoio do nosso público, mas precisamos quebrar o tabu e vencer fora de casa. Será uma partida difícil, pois quem perder praticamente dá adeus à semifinal – analisa Vercesi, que pretende usar o aprendizado no voleibol internacional para garantir equilíbrio entre os aspectos técnicos, táticos e psicológicos do time.
– Fiquei quase 14 anos na Europa, os primeiros na Itália, onde fomos tricampeões. Aprendi a estudar melhor as equipes por meio das estatísticas, mas não usar isso somente como um fim, mas como um meio. Também passei a trabalhar, além do aspecto técnico e tático, o lado psicológico, e isto será fundamental nesta partida. Tenho uma equipe jovem no geral, com atletas de muito potencial – conclui Vercesi.
O time anfitrião tem no comando Luiz Carlos Rodrigues, o Kadylac, que é também o treinador da Seleção Brasileira sub-19 masculina.
– Nosso sistema ofensivo foi fator decisivo nos últimos dois jogos, ainda mais no final dos sets. Os garotos têm evoluído na tomada de decisões. Será um jogo muito importante. Enfrentaremos uma equipe sob o comando de um treinador muito experiente, então precisamos manter uma estratégia de saque potente, para tirar a velocidade de ataque deles – disse Kadylac.