Desafio “fora do tempo hábil” fará time perder ponto
Confira as atualizações comunicadas pela CBV aos participantes da Superliga
A Confederação Brasileira de Vôlei divulgou em seu site oficial, nesta semana, uma atualização nas regras de utilização do “desafio”, válidas inclusive para o restante da Superliga 2021/2022. Segundo a CBV, a alteração foi feita “depois de uma atualização dos termos regulamentares do sistema de desafio pela FIVB”.
A mudança que mais chama a atenção está no item 19. “Se uma equipe acionar a campainha durante a disputa de um rally, o técnico da equipe solicitante deverá indicar qual a solicitação no prazo de 8 segundos. Caso a indicação não seja feita no tempo hábil, o Desafio será negado, com a atribuição de 1 ponto a favor da equipe adversária”.
O item 20 é um complemento sobre tema bem parecido, mas sem perda de ponto: “Caso o acionamento da campainha seja feito ao final do rally, a falta de indicação da falta pretendida no Desafio no tempo de 8 segundos, acarreta a perda do direito a 1 Desafio”.
Na próxima semana, a CBV deverá indicar quais jogos das quartas de final da Superliga terão a utilização do desafio. Ainda não é certo que todos os duelos dos playoffs da atual temporada tenham o auxílio eletrônico para a arbitragem. Recentemente foram testados alguns equipamentos adquiridos pela entidade em competição do CBS, o Campeonato Brasileiro de Seleções, disputados por atletas das categorias de base, no Centro de Treinamento de Saquarema (RJ). Durante a fase de classificação, o sistema utilizado em jogos de algumas equipes mineiras foi o do Sada Cruzeiro, operado pela Federação Mineira.