Giani é o substituto de Bernardinho na França
Italiano foi confirmado como novo treinador da seleção francesa masculina
Uma semana depois de Bernardinho pedir demissão da seleção francesa por problemas familiares, o italiano Andrea Giani aceitou o desafio e será o comandante dos atuais campeões olímpicos até os Jogos de Paris em 2024.
O anúncio foi feito pela Federação Francesa nesta terça-feira. Giani é o atual treinador do Modena e trabalha com Earvin Ngapeth, a estrela da companhia.
– Depois de ter sido um dos melhores jogadores do mundo, Giani é hoje um dos melhores treinadores. Já havíamos nos interessado por seu perfil quando procurávamos um sucessor de Laurent Tillie. Ele está acostumado desde que iniciou sua carreira de treinador a trabalhar com os maiores jogadores. Estamos muito satisfeitos por ele ter aceitado o desafio – disse Eric Tanguy, presidente da Federação Francesa.
Aos 51 anos – completará 52 no dia 22 de abril – o napolitano de nascimento é uma verdadeira lenda do esporte. Ele começou no remo, modalidade de seu pai, que participou das Olimpíadas de Tóquio em 1964. Mudou definitivamente para o vôlei aos 14 anos para se tornar um dos maiores jogadores da história da Itália e do mundo. De 1988, data da primeira de suas 474 partidas pela Azzurra, até 2005, conquistou três medalhas olímpicas (prata em 1996 e 2004, bronze em 2000), três títulos mundiais consecutivos (1990, 1994, 1998), quatro coroas europeias (1993, 1995, 1999, 2003) e sete Ligas Mundiais.
– Esta experiência de altíssimo nível e seu histórico foram fatores importantes. Andrea sabe o que significa se preparar para grandes encontros internacionais – acrescenta Axelle Guiguet, diretora técnica da federação. – Estabelecemos metas altas para ele: pódio em cada uma das principais competições: Mundial, Europeu e Olimpíada.
Em sua trajetória como técnico de seleções, Giani levou Eslovênia e Alemanha ao pódio do Campeonato Europeu.
– É uma verdadeira satisfação ser o novo treinador desta equipe campeã olímpica, que tem potencial para vencer todas as competições em que participa. Na França, há um grande grupo de jogadores de altíssimo nível. Meu objetivo será prepará-los bem física e tecnicamente, pois o objetivo sempre será vencer. Mal posso esperar para começar a temporada e viver essa experiência com os jogadores que nos levará aos Jogos Olímpicos de Paris – disse Giani, que estreará na VNL deste ano.