Vakifbank, após levar 3 a 0, vai à final da Champions
Time de Gabi se recuperou no golden set para se garantir na decisão
O Vakifbank está, mais uma vez, na decisão da Champions League feminina de vôlei. Nesta quarta-feira, no clássico turco contra o Fenerbahce, em Istambul, a classificação foi arrancada com derrota por 3 a 0 (25-15, 25-20 e 28-26) e reação no golden set, vencido por 15 a 11.
Uma explicação sobre o regulamento: no primeiro jogo da semi, na semana passada, o Vakif venceu por 3 a 1. Como o Fener fez 3 a 0 hoje, a definição para o set extra, com 15 pontos. E, depois de ser dominado por quase todo o duelo, o time de Gabi se recuperou para carimbar o passaporte para mais uma final contra o Conegliano.
O título será disputado em jogo único, em Ljubljana, na Eslovênia, no dia 22 de maio.
A brasileira Gabi foi eleita a MVP da partida de hoje. Foram 18 pontos marcadas pela camisa, decisiva na virada de bola no golden set. No início, Gabi sofreu com a boa marcação do bloqueio do Fenerbahce. Assim como todo o time, não conseguiu encontrar formas para colocar a bola no chão, já que o sistema de bloqueio-defesa da equipe de Zoran Terzic estava muito bem montado. Espetacular o que a brasileira fez em vários momentos da partida no passe, entregando na mão das levantadoras saques muito potentes do adversário.
Se a classificação fosse do Fener, o prêmio de MVP para a líbero Orge, por exemplo, seria muito merecido. A maior pontuadora do confronto, outra que poderia ter levado o troféu para casa em caso de triunfo, foi Melissa Vargas. A cubana naturalizada turca do Fenerbahce terminou com 26 pontos. A russa Arina Fedorovtseva colaborou com mais 18.
18 também foi a pontuação final de Isabelle Haak, outra que demorou para entrar na partida pelo Vakif, mas aparecendo em bolas decisivas do golden set.
FENERBAHCE: Naz Akyol (1), Melissa Vargas (26), Arina Fedorovtseva (18), Meliha Ismailoglu (4), Eda Erdem (9), Mina Popovic (8) e Gizem Orge (líbero). Entraram: Ana Cristina (1), Cansu Setin. Técnico: Zoran Terzic.
VAKIFBANK: Canzu Ozbay (5), Isabelle Haak (18), Gabi (18), Michelle Bartsch-Hackley (5), Chiaka Ogbogu, Zehra Gunes (7) e Ayça Aykac (líbero). Entraram: Buket Gulubay (2), Tugba Senoglu, Kubra Akman (1), Aylin Acar (líbero). Técnico: Giovanni Guidetti.