Perugia reage, no embalo de Leon, e segue vivo no Italiano
Em casa, Perugia saiu atrás, mas virou para cima do Civitanova no jogo 3 dos playoffs
Na corrida para levantar o scudetto do Campeonato Italiano masculino, o Perugia minou os sonhos mais ambiciosos do Civitanova de conquistar o título em três jogos. Neste domingo, no PalaBarton, os donos da casa obtiveram seu primeiro triunfo nas finais. Mesmo levando um susto no primeiro set, o time comandado por Nikola Grbic conseguiu se impor e fechar a partida em 3 sets a 1: 24-26, 25-19, 25-18 e 26-24.
Apesar do Civitanova ter vencido a primeira parcial, o time não teve boas atuações e foi mais errôneo nos sets seguintes. Os problemas na recepção refletiram nos ataques: Lucarelli (38%), Zaytsev (38%) e Simon (42%) não estiveram tão efetivos. Foram 12 erros no ataque para o Civitanova, mais que o dobro do Perugia na partida inteira, que entregou aos adversários apenas cinco pontos no mesmo fundamento.
O oposto portorriquenho Gabi Garcia substituiu Zaytsev em vários momentos do jogo e foi um dos destaques do jogo. Pontuando 11 vezes no ataque, ele terminou com 61% de aproveitamento. Yant Herrera, apesar de não conseguir sustentar muito bem na recepção (18% de recepções positivas), mostrou toda sua potência no ataque. Com 69% de aproveitamento, ele colocou 11 bolas no chão, mas não foram suficientes para comandar sua equipe à vitória. Do outro lado, o Perugia contou com um fator que, até então, estava “hibernado” na série: o ponteiro polonês Wilfredo Leon. Dominante no saque, com cinco aces, Leon teve sua melhor atuação nessas finais e foi protagonista, marcando 21 pontos: 16 no ataque (62% de aproveitamento). Quem também esteve bem no ataque foi Matt Anderson, com 63% de aproveitamento (12 acertos). Giannelli também foi efetivo ao acionar Solé. O central argentino marcou sete pontos de ataque e mais dois de bloqueio, nove no total.
Confira os dados do terceiro jogo da final italiana:
Perugia x Civitanova
Ataques: 48 (57%) — 48 (49%)
Aces: 9 — 4
Bloqueios: 8 — 6
Recepções positivas: 53% — 36%
Erros: 29 — 35
Perugia: Giannelli (1), Rychlicki (13), Solé (9), Mengozzi (9), Anderson (12), Leon (21), Piccinelli (líbero). Entraram: Travica, Plotnytskyi, Ter Horst e Colaci (líbero). Técnico: Nikola Grbic.
Civitanova: De Cecco, Zaytsev (7), Simon (8), Anzani (8), Lucarelli (10), Yant Herrera (11) e Balaso (líbero). Entraram: Sottile, Kovar (3), Gabi Garcia (11), , Marchisio (líbero), Juantorena e Diamantini. Técnico: Gianlorenzo Blengini.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei